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1.000 milhões de sondas lambda Bosch produzidas

5 Junho, 2017

A Bosch já produziu mais de 1.000 milhões de sondas lambda desde 1976, decorrente dos mais de 100 anos de experiência que tem em eletrónica do motor.

As sondas lambda funcionam como uma regulação inteligente dentro do sistema gases de escape dos motores, medindo a composição dos mesmos. Juntamente com a unidade de controlo eletrónico, garantem uma mistura ideal de ar e combustível para que o motor funcione sem problemas, de forma potente, eficiente e económica.

No caso de uma sonda lambda ter um defeito que impeça a correta medição dos valores fornecidos pelo sensor, a combustão perde eficácia e aumenta o consumo de combustível, podendo causar danos irreparáveis no catalisador. Esta situação fará com que o veículo deixe de cumprir os requisitos de emissões, não passando na inspeção técnica dos veículos. É, por isso, aconselhável verificar a sonda lambda a cada 30.000 km.

Um diagnóstico on-board (OBD) feito na oficina pode fornecer informações fiáveis sobre a necessidade de substituição de uma sonda lambda. Através dos testes KTS e do sistema de análise aos gases de escape, a Bosch oferece equipamentos de diagnóstico que permitem a avaliação rápida e fiável do desempenho da sonda. Dentro de uma gama de mais de 1.200 referências de peças Bosch, na maioria dos casos, as oficinas encontram facilmente a sonda adequada com a qualidade de um equipamento original. Sendo um parceiro especializado, a Bosch oferece, a partir de uma única fonte, equipamentos de diagnóstico, peças de reposição e serviços relacionados.

Os principais fabricantes de veículos confiam nos 40 anos da Bosch no fabrico de sondas lambda
A Bosch foi a criadora da sonda lambda e, como fornecedor de sistemas automóvel com vasta experiência na gestão do motor, oferece a opção certa para mais de 85% dos veículos no mercado. Desde 1976 e até hoje, a Bosch fabricou mais de 1 milhão de sondas. Produz anualmente mais de 45 milhões de unidades, estando focada no desenvolvimento constante do produto. Por isso, as sondas lambda da Bosch estão sempre atualizadas de acordo com os mais recentes padrões tecnológicos. Estes produtos são entregues prontos para instalação imediata às oficinas, o que possibilita uma poupança significativa de tempo e dinheiro, sendo esta uma das razões pela qual a maioria dos fabricantes automóveil opta por instalar sondas lambda Bosch nos seus veículos.

Eletrónica nos veículos

Nos últimos anos, a eletrónica automóvel tem desempenhado um papel muito importante,  uma vez que os veículos incorporam cada vez mais produtos eletrónicos. A Bosch é pioneira e líder em componentes relacionados com os sistemas eletrónicos, como por exemplo, injeção direta a gasolina, sistemas de injeção diesel de alta pressão e segurança ativa na condução.

Entre eles, destacam-se os sensores common-rail, que medem o nível de pressão do combustível dos carros a diesel. Estes sensores oferecem a máxima precisão de medição. Por estarem hermeticamente fechados são resistentes a diferentes condições, nomeadamente, vibrações e altas temperaturas. Caracterizam-se ainda por serem versáteis na ligação e fáceis de montar.

Sensores de rotação da Bosch: sensação de segurança

Os sensores de velocidade da Bosch já foram testados milhões de vezes em situações extremas. Combinado com os sensores de ângulo de viragem e aceleração transversal e sensores de ângulo de direção, captam e transmitem os dados para a unidade eletrónica central (ECU) antes que o carro derrape ou que as rodas bloqueiem. Desta forma, apresentam os dados necessários aos sistemas eletrónicos ESP® e ABS. Ambos os sistemas foram introduzidos no mercado pela Bosch em 1978 e 1995, respetivamente.

Com mais de 100 anos de experiência e 100 milhões de unidades de sensores fabricados, a Bosch oferece produtos de alta qualidade. Atualmente, um em cada dois veículos tem sensores Bosch.

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