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20 milhões de veículos híbridos e elétricos vão ser produzidos em 2025

10 Fevereiro, 2017

A Bosch estima que perto de 20 milhões de veículos híbridos e elétricos vão ser produzidos em 2025. A empresa alemã considera a eletromobilidade como uma área que está a ganhar cada vez mais relevância.

Por esta razão, o fornecedor de tecnologia e serviços está agora a preparar uma unidade de operações específica para a eletromobilidade. A unidade fará parte da nova divisão Soluções de Motorização. A partir do início de 2018, esta divisão vai incluir as atividades da empresa em eletromobilidade bem como as divisões de Sistemas a Gasolina e Sistemas Diesel. No futuro a Bosch será capaz de fornecer os atuais e novos clientes com todas as tecnologias de motorização a partir de uma única fonte. Para além de expandir a eletromobilidade, a Bosch vai trabalhar intensamente em melhorar ainda mais a tecnologia do motor de combustão. Para além dos 20 milhões de veículos elétricos ou híbridos nas estradas mundiais, em 2025 vamos ter perto de 85 milhões de novos veículos a gasolina ou diesel.

“Na tecnologia diesel, gasolina ou eletromobilidade, a Bosch é o parceiro número um dos fabricantes automóveis na parte de engenharia e tecnologia. Estamos estrategicamente bem preparados para a alteração para a condução elétrica,” afirma Rolf Bulander, Chairman da área de negócio de Soluções de Mobilidade da Bosch e membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH. “Seja combustível ou eletricidade, a Bosch vai continuar a liderar a motorização no futuro. Como não é ainda certo qual a motorização ou que combinação dos vários tipos de motorização vai ser dominante e quando, estamos a adotar uma estratégia em duas vertentes e iremos continuar a aumentar o nosso conhecimento nos motores a combustão e elétricos,” acrescenta Bulander. Enquanto líder de mercado e tecnologia na motorização, a Bosch desempenha um papel ativo em moldar a transformação do conceito de mobilidade. No futuro, a nova divisão de Soluções de Motorização vai oferecer um portfólio de tecnologias alargado que vai fazer com que cheguemos de A a B de uma forma mais eficiente, económica e amiga do ambiente para pessoas de todo o mundo.

Fortes investimentos em soluções de motorização inovadoras

Todos os anos a Bosch investe milhões de euros na melhoria das soluções de motorização. Para atingir um grande avanço na eletromobilidade, a empresa investe 400 milhões de euros anualmente, a maior parte dos quais na investigação e desenvolvimento de baterias. Em todo o mundo, a Bosch é o único fornecedor automóvel com projetos de investigação nas atuais e futuras tecnologias de células de bateria. A empresa já ganhou mais de 30 encomendas relacionadas com a eletromobilidade de produtores automóveis de todo o mundo. Perto de 1.800 especialistas da Bosch trabalham no futuro da eletromobilidade.

Mais perto do mercado e dos clientes

Com a nova divisão de Soluções de Motorização, a Bosch quer oferecer aos seus clientes todo o suporte relacionado com motorização a partir de uma única fonte, e a oferecer soluções de sistemas cada vez mais completas para além dos componentes individuais. “Cada vez mais, os requisitos dos nossos clientes vão para além do motor de combustão. Esta alteração para a eletrificação vai desempenhar um papel preponderante na nova divisão. Neste processo de transformação, seremos capazes de dar apoio aos nossos clientes com conhecimento e tecnologia,” afirma Bulander.

Estrategicamente, a divisão de Soluções de Motorização estará focada em três grandes segmentos: veículos de passageiros e camiões com motores de combustão e motorização híbrida, e veículos elétricos. São inúmeros os desafios. “Vemos um enorme potencial de crescimento em eletromobilidade e veículos comerciais. Quando falamos de veículos de passageiros com motores de combustão, o nosso principal foco será melhorar a eficiência,” afirma Bulander. Inovações técnicas serão necessárias para todas as motorizações. No final, apenas empresas com produtos que permitam reduzir o consumo de combustível e emissões vão continuar a ser competitivas a longo prazo.

Alterações no mercado

Nos próximos anos, a Bosch vai desenvolver todas estas tecnologias em paralelo. Apenas desta forma a empresa será capaz de reagir de forma rápida e flexível às alterações do mercado, para todas as áreas de motorização. Não existem dúvidas de que a mobilidade será elétrica a longo prazo. Para já, no entanto, não se pode prever quando e de que forma a mudança vai acontecer.

A divisão de Soluções de Motorização vai juntar perto de 88.000 colaboradores em mais de 60 localizações em 25 países por todo o mundo. Mesmo hoje, os colaboradores das divisões de Sistemas de Gasolina e Sistemas Diesel estão a trabalhar em conjunto e com sucesso. Esta colaboração será intensificada na nova divisão a partir de 2018. O número de colaboradores irá manter-se.

Os detalhes da nova organização serão definidos em parceria com os representantes dos colaboradores. O plano é que a nova divisão e as suas três unidades comecem a operação no início de 2018.

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