Ver todas
| Test printed in single.php
| daily_views: 1
| weekly_views: , , , , , ,
| total_weekly_views: 0

Back

67% das oficinas em Portugal são independentes (Inquérito Anecra)

10 Janeiro, 2018

No seu habitual inquérito de conjuntura, realizado e divulgado pela ANECRA, foi divulgado que 67% das oficinas são totalmente independentes, número que sobe para 86% se incluir aquelas que estão associadas a redes.

Neste estudo, foi perguntado às oficinas em que categoria cada uma delas se situaria: Reparador Autorizado de Marca; Independente; ou Independente com Ligação a uma Rede.

Aqui, são considerados reparadores autorizados de marca, não apenas aqueles que estão ligados a marcas de automóveis ligeiros, mas também os que estão ligados a marcas de motociclos, viaturas pesadas, e máquinas agrícolas ou industriais.

Os resultados, que representam a principal caracterização desta amostra, são apresentados em percentagem.

Pode-se observar que 86% das empresas que responderam são reparadores independentes, dos quais 19% têm ligação a uma rede. 14% dos reparadores são autorizados por pelo menos uma marca.

Depois de ter vindo a diminuir, o número de reparadores autorizados de marca parece estabilizar. Das empresas que responderam a este inquérito em 2016 e em 2015, 14% eram reparadores autorizados de marca, contra 17% em 2014 e 19% em 2013.

Comparativamente com os resultados dos inquéritos de anos anteriores, pode-se apontar o facto de o número de empresas com ligação a rede ter aumento significativamente em 2016, após uma estabilização entre 2013 e 2015. Em 2016 o número de empresas com ligação a rede (entre as empresas que responderam ao inquérito) é de 19%. Em 2004, ano em que se iniciou este inquérito no formato atual, estas empresas representavam apenas 5%.

PALAVRAS-CHAVE