Ver todas
| Test printed in single.php
| daily_views: 2
| weekly_views: , , , , , ,
| total_weekly_views: 0

Back

Novo recorde mundial para o carro mais rápido sobre duas rodas (com vídeo)

por Redação
31 Outubro, 2016

A Nokian Tyres e a Vianor (rede de oficinas da marca finlandesa) juntaram-se ao piloto Vesa Kivimäki para bater o recorde de velocidade apenas em duas rodas. Os pneus da Nokian aguentaram graças ao novo composto de aramida.

O novo recorde mundial foi estabelecido graças a três pilares: o desenvolvimento de pneus da Nokian Tyres, a assistência da rede de oficinas Vianor (que pertence à Nokian Tyres) e o piloto especializado no trabalho como duplo, Vesa Kivimäki. Os pneus foram reforçados com a tecnologia Sidewall Aramid, um composto de aramida que está já nos novos pneus de SUV da marca. O novo recorde mundial para o carro mais rápido em duas rodas foi batido no Aeroporto de Seinäjoki a 31 de Agosto de 2016, com uma velocidade de 186.269 km/h.

O papel dos pneus torna-se muito importante a velocidades extremas. Isto é especialmente verdadeiro quando dois pneus são o único contacto com a estrada. A fim de quebrar o recorde, o veículo precisava de pneus que aguentassem esta exigência e normalmente, em anteriores tentativas, foram sempre os pneus que cederam. A nova parede reforçada com aramida dos pneus Nokian Tyres mostrou que resiste a situações extremas como esta.

“Fiz tentativas anteriores para quebrar o recorde de carro mais rápido em duas rodas, mas não foram bem sucedidas. Percebi que a única forma de conseguir bater o recorde era ter pneus especialmente fortes e duráveis. A cooperação com a Nokian Tyres e com a Vianor tornou possível bater este recorde”, quebrar o recorde, disse o piloto Vesa Kivimäki.

O recorde mundial para o carro mais rápido em duas rodas foi definido de acordo com as regras definidas pelo Guinness World Records. O carro tinha que ser produzido em série (trata-se de um BMW Série 3) e não um protótipo fabricado para a tentativa de recorde. Num espaço de uma hora, o carro deve fazer o percurso em ambos os sentidos através de portas de medição de velocidade que estão localizadas a 100 metros de distância. O recorde mundial é a média dessas duas medições.

A corrida foi feita numa pista com 2 km de comprimento e 50 metros de largura. O recorde anterior era de 1997, quando o sueco Göran Eliason conduziu em duas rodas a uma velocidade de 181,25 km / h.

Veja o vídeo:

 

 

PALAVRAS-CHAVE