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Schaeffler mostra projeto “Bio-Hybrid”

20 Dezembro, 2016

A Schaeffler mostrou na feira eletrónica de Las Vegas (CES) as novas soluções para o trânsito conectado do amanhã, com o projeto “Bio-Hybrid” presente pela primeira vez numa feira.

De acordo com um estudo das Nações Unidas, em 2050 a população urbana aumentará em 2500 milhões de pessoas. Embora o desenvolvimento urbano se tenha paralisado em vários países industrializados, o mesmo está a aumentar de forma exponencial nas metrópoles de África e Ásia. Apenas três nações acumulam 37% do crescimento urbano total: China, Ásia e Nigéria. “Uma vez que a expansão das infraestruturas não alcança o nível do crescimento da população, este desenvolvimento está a provocar diversos problemas de trânsito”, explica o professor Peter Gutzmer, Deputy CEO e Chief Technology Officer na Schaeffler.

“O transporte intermodal nas zonas em que o espaço é um bem escasso ou a capacidade de trocar sem problemas de um meio de transporte para outro serão fatores muito significativos nos núcleos urbanos do amanhã. É aqui onde as soluções técnicas que estamos a criar irão desempenhar um papel de protagonismo.”

Soluções sustentáveis para a mobilidade do amanhã

Um exemplo de conceito inovador é o Bio-Hybrid da Schaeffler, um veículo que, em termos de tamanho e autonomia, está entre uma e-bike e um automóvel elétrico. Possui um tejadilho, sendo que assim oferece uma determinada proteção contra o clima em comparação com uma bicicleta. Este veículo apenas mede 85 centímetros de largura e possui quatro rodas para uma condução estável. A respetiva largura foi determinada de modo a garantir que está autorizado a circular nas ciclovias da maioria dos países. O condutor do Bio-Hybrid não depende apenas da sua potência muscular, uma vez que recebe ajuda de um motor elétrico, tal como ocorre numa e-bike. Este motor elétrico recupera energia durante a travagem, que alimenta a bateria. Este veículo foi concebido para proporcionar uma autonomia de entre 50 e 100 quilómetros. Se a bateria ficar descarregada, esta pode ser facilmente removida e recarregada numa tomada doméstica.

Schaeffler no CES 2017

Desde os rolamentos de roda aos Bio Hybrid: a Schaeffler apresenta soluções para a mobilidade ligada do amanhã.

Esta solução de mobilidade é um verdadeiro centro de atenção no CES, graças ao seu desenho funcional e à sua tecnologia smartphone integrada. Este conceito foi concebido como uma plataforma capaz de apresentar diferentes configurações, tal como uma variante de três rodas. Também é possível desenvolver uma versão de transporte sem efetuar variações significativas no motor ou nos eixos para que se converta, por exemplo, num veículo para distribuir pizzas. “O Bio-Hybrid não é um produto de grande volume, mas sim uma inspiração no momento de considerar novas formas de mobilidade”, afirma o Prof. Gutzmer. “No entanto, podemos considerar a produção de uma frota de teste em conjunto com um parceiro adequado.”

Outro conceito apresentado no CES pela Schaeffler é uma trotineta elétrica especialmente concebida para se deslocar com rapidez. É semelhante a um skate de dois eixos e uma cobertura de grandes dimensões. Esta cobertura inclui uma bateria integral que impulsiona o eixo traseiro através de um motor elétrico. A trotineta é controlada através de um guiador com punhos de design ergonómico. “Este tipo de soluções para a denominada “última milha” de dois trajetos diários facilitam a utilização do transporte público e o automóvel partilhado em ambientes urbanos”, referiu o Prof. Gutzmer, explicando o motivo deste tipo de produtos existir.

Tecnologia de sensores para veículos ligados

O automóvel do futuro também será uma parte integral da rede de mobilidade. Para que assim seja, é necessário desenvolver componentes inteligentes e sistemas que sejam capazes de gerar dados. Por exemplo, é importante para as redes de automóveis partilhados ter uma visão do conjunto da manutenção da sua frota. Por conseguinte, os operadores devem ter acesso a informações sobre o estado de todos os componentes de cada veículo.

Graças aos rolamentos com sensores integrados, tal como os apresentados pela Schaeffler no CES, isto é possível. No entanto, não é suficiente gerar dados, é essencial saber interpretar os mesmos. “O automóvel irá tornar-se em parte da Internet das coisas”, de acordo com o Prof. Gutzmer, “os nossos rolamentos com sensores, que se instalam onde existe movimento de componentes, proporcionam dados em primeira mão”.

Os dados obtidos durante a condução facultam informações sobre o veículo, mas também sobre o estado da estrada. Isto é possível graças a sistemas como o controlo ativo de equilíbrio, que a Schaeffler também apresenta no CES. Proporciona conforto de condução, maior segurança para os ocupantes e, em conjunto com um GPS de alta resolução, pode ser utilizado para enviar informações sobre o mau estado da estrada a outros veículos ou aos responsáveis da sua manutenção. Para o Prof. Gutzmer, a combinação de experiência em mecatrônica e informação digital é o requisito fundamental para superar os desafiosapresentados pelo crescente trânsito urbano. “A perfeição mecânica será sempre decisiva
para as soluções de mobilidade do futuro”, concluiu o Prof. Gutzmer. “Mas no final, não se trata apenas de fiabilidade, mas também da segurança das pessoas.”

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