Ver todas
| Test printed in single.php
| daily_views: 1
| weekly_views: , , , , , ,
| total_weekly_views: 0

Back

“Hoje em dia, o óleo é uma peça sobresselente líquida”, Olivier Kuhn, Liqui Moly

29 Março, 2017

Os fabricantes de automóveis exigem sempre óleos novos, pelo que a variedade de tipos de óleo está a crescer cada vez mais. Com o Top Tec 6100 e o Top Tec 6200, a LIQUI MOLY lança dois exemplares da mais recente geração de óleos no mercado.

Oliver Kuhn, diretor adjunto do laboratório de óleo da LIQUI MOLY, explica as vantagens dos óleos especialmente fluidos e adverte para os perigos existentes para automobilistas e oficinas.

Por que motivo os óleos de motor estão cada vez mais finos?
O motivo por detrás disso são os fabricantes de automóveis. Os automóveis têm de ter consumos de combustível e emissões de gases de escape cada vez mais reduzidos. Para conseguir isto, há-que dar atenção a muitos aspetos diferentes. Um deles é o óleo de motor. O óleo permite não só lubrificar o motor, mas também travá-lo. Um óleo espesso e viscoso trava mais o motor do que um óleo fino. Um óleo de motor fino reduz o consumo até dois ou três por cento.

Devo passar a utilizar também óleo de motor fino?
Só se o motor estiver preparado para isso. Um óleo fino num motor convencional provoca um desgaste enorme e acabará por causar danos graves no motor. Se, até agora, era importante escolher um óleo de motor adequado, isso torna-se agora realmente crucial. Por isso, consultar sempre o manual ou o nosso guia de óleo em www.liqui-moly.pt para verificar se o óleo está aprovado para o automóvel.

Por que motivo não há um único óleo adequado para todos os automóveis?
Hoje em dia, o óleo é uma peça sobresselente líquida que está adequada exatamente a um tipo de motor especial. Não há um óleo único para todos os carros, da mesma forma que não há um conjunto de travões único para todos os carros.

Será que irão surgir, no futuro, óleos ainda mais finos?
Sim, a tendência aponta neste sentido. No setor, já se está a trabalhar em óleos com viscosidades 0W-16 e 0W-12. Estas viscosidades estão a orientar-se cada vez mais no sentido de se tornarem tão fluidas como água.

PALAVRAS-CHAVE