Ver todas
| Test printed in single.php
| daily_views: 2
| weekly_views: , , , , , ,
| total_weekly_views: 0

Back

Hardware, Software e pessoas são os elementos da estratégia Volvo para mobilidade autónoma

São três os pilares da estratégia da Volvo para condução autónoma: Hardware, Software e Pessoas. Conheça o que a marca tem feito a este nível.

Atualmente, a Volvo está fortemente comprometida na maximização dos benefícios de segurança associados à introdução de automóveis com condução autónoma acreditando que esta tecnologia irá reduzir o número de acidentes nas estradas. Recorde-se que, partir de 2020, a Volvo pretende, que ninguém perca a vida ou fique gravemente ferido num novo Volvo – Visão 2020.

Adicionalmente, a utilização de viaturas equipadas com esta tecnologia reduzirá o tráfego e a poluição das cidades, permitindo também aos condutores utilizar de outra forma o tempo que gastariam normalmente na condução.

A estratégia atual da Volvo para o desenvolvimento da condução autónoma assenta em três pilares:

  • Hardware
  • Software
  • Pessoas

Hardware

A Volvo Cars e a Uber assinaram recentemente um acordo com vista ao desenvolvimento conjunto de automóveis capazes de incorporar os mais recentes desenvolvimentos ao nível da condução autónoma. Este projeto conjunto, avaliado em cerca de 300 milhões de dólares, será monitorizado em estreita colaboração, pelos engenheiros de ambas as empresas e tem como objetivo atingir o desenvolvimento de modelos com condução totalmente autónoma. Estes automóveis utilizarão como base um modelo fabricado pela Volvo Cars e serão utilizados por ambas as empresas que posteriormente irão incorporar as suas tecnologias de condução autónoma.

SOFTWARE

A Volvo Cars assinou recentemente uma manifestação de interesses com a Autoliv, empresa líder mundial em sistemas de segurança automóvel, com vista ao estabelecimento de uma nova joint-venture – Zenuity – para o desenvolvimento de software para a condução autónoma.

Esta futura empresa, cujo início das operações está previsto para este ano, terá a sua sede em Gotemburgo, na Suécia, e numa fase inicial, será constituída por cerca de 200 colaboradores estimando-se que, a médio prazo, estes possam ascender a 600.

PESSOAS

O Projeto Drive Me é um programa de desenvolvimento inovador para os testes de viaturas equipados com a tecnologia de condução autónoma. O programa irá utilizar clientes reais, em condições reais de trânsito. Os elementos da Família Hain, serão as primeiras pessoas a integrar o programa que pretende ter, em 2017, cerca de uma centena de clientes em veículos Volvo equipados com esta num raio de 50 quilómetros das estradas públicas da cidade sueca de Gotemburgo.

O Projeto Drive Me é uma iniciativa conjunta da Volvo Cars, da Swedish Transport Administration, da Swedish Transport Agency, Lindholmen Science Park e da cidade de Gotemburgo.

VOLVO PILOT ASSIST

Atualmente, a Volvo já oferece soluções de condução semiautónoma nos novos automóveis da série 90. Através desta funcionalidade, já é possível o veículo gerir, autonomamente, velocidade, distância para o veículo da frente e manutenção de faixa de rodagem em velocidades até 130 km/h.

No entanto, a todo o momento é necessária a atenção do condutor caso seja necessário intervir.

PALAVRAS-CHAVE