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Mazda lança primeiro motor a gasolina do mundo com ignição por compressão

14 Agosto, 2017

De modo a atingir as exigentes metas ambientais, que passam por reduzir, em 2030, a sua média corporativa em termos de emissões de dióxido de carbono para 50% face aos níveis de 2010, alcançando uma redução de 90% em 2050, Mazda prepara-se para apresentar novos motores.

Para além da introdução de automóveis elétricos em 2019, a Mazda vai lançar o primeiro motor a gasolina do mundo disponível comercialmente a utilizar ignição por compressão, na qual a mistura de ar com gasolina entra em ignição espontânea quando comprimida pelo êmbolo (ou pistão).

Um método de combustão exclusivo deste motor, designado Spark Controlled Compression Ignition consegue superar dois problemas que impediam a comercialização de motores a gasolina com ignição por compressão: maximizar a área na qual a ignição por compressão é possível e alcançar uma transição continua entre compressão, ignição e faísca.

Características:

– Este novo e exclusivo motor a combustão combina as vantagens dos motores a gasolina e Diesel para obter uma excepcional performance ambiental, bem como em termos de potência e de aceleração;

– Juntando um turbocompressor à ignição por compressão, permite-se não só reduzir os consumos, como também uma excelente resposta do motor, para além de um aumento de 10 a 30% no binário face à actual geração de motores SKYACTIV-G a gasolina;

– A ignição por compressão possibilita uma combustão pobre, a qual melhora a eficiência do motor entre 20 e 30% face ao actual bloco SKYACTIV-G, e entre 35 a 45% em comparação com um motor Mazda a gasolina de 2008, com cilindradas equivalentes. Em termos de poupança de combustível, o motor SKYACTIV-X chega a igualar, ou mesmo a superar, os valores do mais recente motor Diesel SKYACTIV-D;

– Com uma elevada eficiência ao longo de uma ampla faixa de rotações e fases de carga, o novo motor possibilita uma muito maior liberdade na selecção das relações de caixa, proporcionando maior economia de combustível e performance de condução.

 

 

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