Ver todas
| Test printed in single.php
| daily_views: 2
| weekly_views: , , , , , ,
| total_weekly_views: 0

Back

MANN+HUMMEL ensaia novo filtro de pó fino

6 Setembro, 2017

A MANN+HUMMEL, especialista em filtragem, iniciou ensaios de um filtro para reduzir a poluição por pó fino produzido pelos veículos.

A elevada poluição por pó e os riscos para a saúde associados, são observados com ansiedade por aqueles que vivem nas cidades. Mesmo quando os políticos já falaram contra a proibição de conduzir na cidade, baseando-se na recente normativa legal, as referidas proibições continuam a ser uma possibilidade. A MANN+HUMMEL reconheceu a importância deste tema e durante as suas atividades de I+D neste campo, já iniciou ensaios com um veículo de teste.

Os especialistas em filtragem da MANN+HUMMEL equipam o veículo com três aplicações, que ajudarão a reduzir a poluição por pó fino. Um filtro instalado no teto separa a matéria particulada do ar ambiental. Os passageiros do veículo estão protegidos por um inovador filtro de ar de habitáculo. Além disso um recentemente desenvolvido filtro de partículas de pó do travão, evitará que as partículas entrem no meio ambiente.

O filtro de partículas de pó fino instalado no teto do veículo separa a matéria particulada do ar ambiental. Através da sua baixa resistência ao fluxo, o elemento filtrante colocado permite um excelente caudal de ar e uma, simultaneamente, alta eficiência de separação. As simulações por computador mostraram que as emissões de partículas procedentes da combustão do combustível poderiam ser compensadas usando um filtro de partículas de pó fino. A MANN+HUMMEL verificará os encorajadores resultados da simulação num ensaio de campo e investigará a separação das partículas do ar em condições de condução real.

A MANN+HUMMEL já desenvolveu soluções para proteger os passageiros do veículo. O veículo de ensaio também possui um filtro de habitáculo de recente design. A mistura de carvão ativo usada no filtro permite uma eficiência de separação muito elevada dos óxidos de nitrogénio (NOx) tóxicos e de outros gases nocivos. A inovadora camada do filtro liga de forma fiável elevados volumes de amoníaco, enquanto as ultrafinas nanofibras no interior do filtro proporcionam uma excelente proteção contra as partículas e o pólen.

De seguida, a MANN+HUMMEL equipará o veículo com um filtro de partículas de pó de travão, recentemente desenvolvido. O robusto corpo do filtro ajusta-se estreitamente à pinça do travão permitindo que o filtro capture as partículas de pó do travão na origem antes de escaparem para o meio ambiente. Isto é particularmente importante uma vez que a quantidade de pó fino produzida pela travagem no trânsito citadino é, provavelmente, superior à produzida pelas emissões do escape. Embora as modernas pastilhas de travão atuais são, quimicamente, muito mais respeitadoras com o meio ambiente do que no passado, mais de 90% do pó de travão também é constituído por partículas finas que ainda podem ter um efeito negativo sobre a saúde humana. O novo filtro de partículas de pó de travão pode ser aplicado a todos os tipos de sistemas de travagem de disco de veículos, para aplicações de veículos automóveis ou não automotrizes, quer seja para veículos elétricos, híbridos, ou veículos a gasolina e a diesel convencionais.

De acordo com as estimações da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 47.000 pessoas cada ano falecem na Alemanha pelos efeitos das partículas. Enquanto a cidade de Estugarda é conhecida na região pelo seu alarme por pó fino. Embora em 2016 o alarme por pó fino tenha sido proclamado durante 59 dias, em 2017, o alarme por pó fino na capital do estado, tinha já sido proclamado nos meses de janeiro a abril durante 48 dias. Além disso, fora dos períodos de alarme por pó fino, ou seja, nos meses de verão, foram ultrapassados em casos isolados os limites legalmente permitidos para partículas no ar.

A MANN+HUMMEL já começou a trabalhar, em 2007, neste inovador projeto para reduzir os níveis de partículas, e no projeto colabora com parceiros externos. A finalidade da união de empresas com outras empresas e start-ups é poder reagir rapidamente e com agilidade, num ambiente de trabalho aberto e dinâmico, para desenvolver conjuntamente soluções a problemas complexos. No caso do filtro de partículas, a MANN+HUMMEL esteve a trabalhar com Albert Kamm, diretor gerente da TEAM KAMM GmbH, que está situada em Aichwald, no estado alemão de Baden-Württemberg. Os serviços prestados pela empresa TEAM KAMM GmbH incluem serviços especialistas no campo da engenharia e o serviço de veículos.

Mais informações sobre a MANN+HUMMEL em www.mann-hummel.com

PALAVRAS-CHAVE