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14 horas para pintar a asa dianteira de um Mercedes-AMG de Fórmula 1

26 Setembro, 2017

Num mundo de alta performance, como é a Fórmula 1, a Spies Hecker quer estar também na linha da frente. Conheça a relaçõa da Spies Hecker com a Mercedes-AMG Petronas Motorsport.

As temporadas de Formula One podem ser extenuantes e 2017 não é exceção: vinte corridas entre março e novembro, espalhadas pelos cinco continentes. Apesar deste calendário rígido, a Mercedes-AMG Petronas Motorsport, três vezes Campeã do Mundo de Construtores, tem de garantir que os seus carros de corrida Silver Arrows estão preparados para todos os fins de semana de Grande Prémio.

Para a equipa da Paint Shop na sua sede em Brackley, Inglaterra, isto significa uma pressão intensa em relação ao que é necessário realizar nos componentes entre as corridas para cumprir os prazos de transporte. E quando é necessário velocidade na Paint Shop, Andrew Moody, Head of Paint e Graphics da Mercedes-AMG Petronas Motorsport, sabe que pode confiar na Spies Hecker para proporcionar a mesma.

A Spies Hecker, uma das três marcas mundiais de tintas da Axalta Coating Systems, um dos principais fornecedores mundiais de tintas líquidas e em pó, tem sido responsável pela pintura de cores imediatamente reconhecidas e de alto impacto dos carros de corrida da equipa nos últimos três anos, incluindo os carros com os quais a equipa ganhou três vezes o Campeonato.

Apressar e aguardar

Após cada Grande Prémio, os componentes são enviados novamente para Brackley por camião ou avião, dependendo da localização da corrida. Antes de chegarem à Paint Shop, todos os componentes fundamentais para a segurança, quase tudo nos carros exceto os componentes de aerodinâmica e cosméticos, são enviados imediatamente através do processo de “inspeção”. Aqui, os componentes são sujeitos a uma sequência rigorosa de rastreio, testes e raios X para garantir que não existem danos ou desgaste que possam afetar o carro na próxima corrida. Se os componentes passarem esse procedimento, são em seguida enviados para a Paint Shop, e isto pode ser na quarta-feira depois da corrida. Tal significa que Andrew Moody e a sua equipa de 15 pessoas, têm apenas três dias para preparar os componentes, para os carros serem montados na seguinte segunda-feira e para que possam ser reenviados a tempo para a próxima corrida no fim de semana.

Andrew Moody explicou, “Duas semanas entre corridas pode parecer muito tempo, mas na verdade não é. E quando as corridas são em fins de semana consecutivos, tal como aconteceu recentemente com as corridas austríaca e britânica, todo esse processo é ainda mais comprimido. Este ano recebemos os componentes na terça-feira e tivemos de ter tudo pronto até quinta-feira para que os carros pudessem ser montados a tempo para as sessões de treino na sexta-feira em Silverstone. Assim, a velocidade e a precisão foram fundamentais”.

Velocidade quando mais se precisa

“São necessárias cerca de 14 horas para pintar a asa dianteira que é o componente que exige mais tempo”, afirmou Andrew Moody. “A fiabilidade que a Spies Hecker proporciona durante a temporada é excelente, mas é a velocidade dos seus produtos que é particularmente fundamental porque não temos tempo para aceitar nada que não seja totalmente perfeito”.

A Paint Shop utiliza vários produtos Spies Hecker nos carros de corrida da equipa. Primeiro aplica-se o Primer de Lavagem 4075 Priomat®. Em seguida, é utilizado o Primário 5340 Permasolid® HS Vario, um primário com elevado teor de sólidos ou o Primário Aparelho 5320 Permasolid® HS Performance, de secagem rápida. Quando as superfícies estiverem preparadas, é aplicada a Base 480 Permahyd® Hi-TEC.

Andrew Moody declarou, “Quando o tempo está contra nós, usamos o Verniz 8800 Permasolid® HS Speed nas peças que precisamos de fazer e secar rapidamente.

De preferência, tentamos realizar o trabalho necessário em todos os componentes num dia para a fase de aplicação do verniz. Quando temos mais tempo, usamos o Verniz 8650 Permasolid® HS Optimum Plus que é um verniz extremamente fiável”.

Quanto mais as coisas mudam, mais elas permanecem as mesmas

Mas não é só a pressão dos tempos de resposta que Andrew Moody e a sua equipa têm de lidar entre as corridas. Os componentes também mudam de forma.

Andrew Moody explicou, “A forma do carro muda constantemente. Algumas pistas de corrida exigem uma configuração com uma força descendente elevada, enquanto outras requerem uma força descendente média ou baixa, e por isso temos de adaptar sempre os componentes com uma forma diferente. Antes de algumas corridas, a equipa pode introduzir igualmente atualizações na aerodinâmica, e independentemente de serem pequenas ou grandes, também aumentarão a pressão em termos de tempo e representam os mesmos desafios para a minha equipa”.

Além disso, essas mudanças influenciam as cores que têm de ter uma aparência idêntica em todas as corridas. “O logótipo de um parceiro não pode parecer mais pequeno só porque o tamanho de um componente mudou e assim, temos de ter tudo isto em conta num período de tempo muito curto”, acrescentou Andrew Moody.

Para complicar ainda mais, as linhas, faixas e efeitos de brilho das cores complexas estão presentes em vários componentes. As cores dos carros Siver Arrowns de 2017 incluem 13 cores, sendo que nenhuma delas está disponível comercialmente. Existem cinco tons de verde, três tons de azul, quatro tons de cinzento grafite e a cor principal chamada Stirling Silver em homenagem a Sir Stirling Moss que conduziu para a Mercedes em 1955. Esta complexidade significa que é essencial que o design de todos os componentes intercambiáveis corresponda na perfeição aos painéis adjacentes em termos de colocação, tamanho, forma, cor e sombreamento. E esta não é uma tarefa fácil para os pintores nas cabinas de pintura.

Andrew Moody explicou, “Trabalhamos com moldes especialmente concebidos que são basicamente peças postiças que nos permitem reproduzir com precisão todos os componentes individuais em termos de tamanho e forma, e mais importante, também as cores, linhas, sombreamento e design. Estamos constantemente a criar novos moldes à medida que os carros evoluem durante a temporada. É muito complexo e difícil pintar três painéis que estão juntos e têm várias linhas a cruzar as juncões, em diferentes cores e sombreamento, e conseguir fazê-lo de forma correta. É aqui que a Permahyd Hi-TEC 480 realmente nos ajuda uma vez que nos permite realizar o disfarce diretamente após a rápida evaporação”.

Esperar é a parte mais difícil

A equipa de Andrew Moody trabalha o mais rápido e eficaz possível enquanto os carros de Formula One estão a ser pintados. Além de todo o trabalho com os atuais carros de corrida de 2017, também têm de preparar os carros-conceito e os carros para testes, assim como pintar todos os componentes desde as redes do trólei e garrafas de água, passando pela estação de engenharia no muro da box até aos painéis da oficina e de hospitalidade.

Com uma vasta experiência, a equipa responde aos desafios persistentes que enfrenta durante a temporada. Mas qual é a pior parte? “Saber que os componentes estão na fábrica e ter de aguardar que os mesmos passem pela inspeção para que possamos começar a trabalhar neles. Pelo menos podemos estar confiantes de que quando os recebemos, temos os produtos e as competências que nos permitem realizar o nosso trabalho de forma rápida”, afirmou Andrew Moody.

Joachim Hinz, Brand Manager da Spies Hecker na Europa, Médio Oriente e África, declarou, “Parte do que pretendemos proporcionar a todos os nossos utilizadores finais, incluindo à Mercedes-AMG Petronas Motorsport em Brackley, é uma eficiência excecional graças aos sistemas de produtos rápidos e fiáveis. O Sistema Hi-TEC Performance Spies Hecker deu provas no escalão mais alto do automobilismo e assim, sabemos que todos os pintores podem alcançar rapidamente resultados excecionais, tal como Andrew Moody e a sua equipa”.

 

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