Ver todas
| Test printed in single.php
| daily_views: 1
| weekly_views: , , , , , ,
| total_weekly_views: 0

Back

Produtos Roberlo adaptam-se à norma CLP

CLP é o regulamento pelo qual todos os produtos devem ser classificados sob novos critérios e os vasilhames devem estar etiquetados com novos pictogramas que informem aos usuários sobre os perigos que o seu uso envolve. Os produtos da Roberlo já cumprem este regulamento.

CLP vem das siglas em inglês “Classification, Labelling and Packaging”, que em português significa “Classificação, etiquetagem e acondicionamento”, e substitui as normas existentes anteriores à data.

A nova regulamentação entrou em vigor no passado dia 1 de junho de 2015, a partir do qual as substâncias e misturas químicas fabricadas devem ser etiquetadas de acordo com o novo regulamento, caso sejam comercializadas na União Europeia. Os produtos fabricados e comercializados antes desse dia podem continuar legalmente no mercado, com a etiqueta anterior, até o dia 1 de junho de 2017. Deste modo, durante os dois próximos anos, poderão ser encontrados no mercado ambos os tipos de etiquetas.

O CLP tem por objetivo garantir uma comunicação clara dos perigos que as substâncias químicas apresentam para os trabalhadores e para os consumidores da União Europeia. Por isso, as empresas devem informar, através dos pictogramas das etiquetas e das fichas de segurança (FDS), sobre os riscos potenciais para a saúde humana e para o meio ambiente de tais substâncias, e classificá-las em função dos perigos identificados. Deste modo, cada consumidor disporá das informações sobre os seus efeitos antes de trabalhar com o produto em questão.

Outro motivo para essa mudança foi unificar os critérios de classificação a nível das Nações Unidas, que, por exemplo, se usam em outros países não pertencentes à União Europeia, para assim tornar a etiquetagem dos produtos químicos um pouco mais globalizada. Cabe esclarecer que esta modificação não envolve nenhuma mudança nos produtos em si, mas somente na sua etiquetagem e classificação.

O setor químico, no qual a nossa atividade está englobada, é regido por normas muito rigorosas no que se refere à segurança e ao meio ambiente. Por isso, a Roberlo se adapta constantemente às mudanças legislativas que permitem melhorar a qualidade de vida dos usuários dos nossos produtos.

Adequar à nova lei as centenas de artigos da nossa marca, bem como das marcas próprias que fabricamos, exigiu uma grande dedicação em diversos departamentos da empresa. Aqui fica o nosso melhor agradecimento a todo o pessoal envolvido.

PALAVRAS-CHAVE