Ver todas
| Test printed in single.php
| daily_views: 2
| weekly_views: , , , , , ,
| total_weekly_views: 0

Back

Recomendações Dolz para manutenção do sistema de refrigeração

13 Dezembro, 2017

A descida das temperaturas também afeta a “saúde” dos nossos veículos. Um dos componentes que assume especial importância com a chegada do frio é o anticongelante. É importante que esteja no nível correto para o bom funcionamento do sistema de refrigeração, incluindo a bomba de água.

O líquido refrigerante desempenha uma função fundamental, pois é responsável pela absorção de parte do calor gerado nos motores de combustão. Este líquido percorre o circuito interno do motor, evitando o sobreaquecimento das partes principais, uma vez que um excesso de temperatura pode derreter os pistões, a junta da cabeça ou mesmo causar uma explosão interna.

O refrigerante é composto principalmente de água e uma série de aditivos que proporcionam propriedades anticongelantes (evitando no inverno que o circuito fique congelado e se quebre quando as temperaturas caem abaixo de 0ºC), além de propriedades antioxidantes e anticorrosivas.

Neste sentido, a Dolz recomenda: “deixar o nível de refrigerante cair abaixo do recomendado, não o substituir a cada dois anos ou 40.000 km, ou utilizar um líquido de má qualidade, pode afetar diretamente a vida de outro componente fundamental do sistema de refrigeração do veículo: a bomba de água”, explica Stephane Hayes, Gerente de Marketing da Industrias Dolz. Hayes lembra que a bomba de água funciona para assegurar uma circulação constante do refrigerante e possibilitar o sistema de refrigeração para manter o equilíbrio térmico do motor.

Assim, este processo garante as condições adequadas de operação do bloco do motor para completar de forma eficiente a combustão, aumentar o desempenho do veículo, facilitar a eliminação da poluição e melhorar a lubrificação do motor.

Por este motivo, a Hayes recomenda verificar o nível de anticongelante pelo menos uma vez por mês, especialmente no inverno. “Fazer isso é muito simples. Uma vez que o veículo é colocado sobre uma superfície plana, só é necessário localizar o reservatório do líquido e ver se o seu nível está entre o máximo e o mínimo. Claro, para a nossa segurança, devemos executar esta operação com o motor frio”.

O chefe de Marketing do fabricante espanhol de bombas de água explica que “se o nível cair muito rapidamente, pode significar que há perdas no circuito, por isso é importante ir a uma oficina para verificar esta possível perda de líquido, o que pode causar uma avaria ainda mais grave”.

Hayes lembra que o refrigerante perde as suas propriedades ao longo do tempo e aconselha “usar apenas o refrigerante recomendado pelo fabricante do veículo e, em caso de dúvida, ir a uma oficina, que irá reabastecer o líquido apropriado para o nosso veículo”.

Mais informações em www.idolz.com

PALAVRAS-CHAVE