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Izirepair: Espaço para crescer

A Izirepair veio facilitar o acesso a serviços de manutenção e reparação a quem tem pouco tempo e disponibilidade para uma ida à oficina.

TEXTO NÁDIA CONCEIÇÃO

Num conceito semelhante à antiga Bookauto, Vítor Soares aproveitou a sua experiência anterior e fundou a Izirepair. A funcionar no Concelho de Lisboa, a empresa promove a recolha, reparação/manutençã o e entrega do veículo ao cliente, controlando o processo do início ao fim. A Izirepair tem como principal novidade, em relaçã o ao conceito anterior, o facto de permitir ao cliente escolher a oficina onde pretende efetuar a reparaçã o do seu veículo.

CONTRATO E PAGAMENTO

Quanto à reparaçãção, o contrato não é feito com a Izirepair, mas sim com a oficina: “O cliente efetua o pagamento online através da Izirepair e depois fazemos a transferência, deduzindo a comissão para a oficina. O modelo por agora é através de comissão por serviço, mas no futuro temos ideias para rentabilizar a base de dados e de criar novas ferramentas para as oficinas chegarem aos clientes”, afirma Vítor Soares, Chief Executive Officer da empresa.

IzirepairOPERACIONALIDADE

A plataforma, que não obriga a um registo prévio, permite ao cliente selecionar a operação de manutenção que pretende: revisão simples ou oficial, IPO, troca de pastilhas, discos, embraiagem, suspensão, etc.: “O cliente, colocando a matrícula e código postal, escolhe a operação de manutenção. É possível escolher item a item, criar um pacote de serviços à medida das suas necessidades”, explica Vítor Soares. Em seguida, é apresentada uma listagem de oficinas disponíveis, com os respetivos orçamentos. Aqui, o cliente tem também acesso à avaliação das oficinas pelos restantes clientes. “A maioria dos pedidos tem que ver com revisões”, indica Vítor Soares.

O cliente pode ainda escolher a opçã o de recolha e entrega do veículo, cujo valor é definido por cada oficina. Vítor Soares indica que cerca de 50% dos clientes optam por este serviço. “Ao escolher a oficina, o cliente pode solicitar uma data, ficando depois a aguardar confirmaçã o por parte da oficina”. E acrescenta: “As oficinas definem connosco o número máximo de quilómetros que pretendem fazer para recolha e entrega e definem o valor para este serviço”.

PREÇO

O preço não difere do que é apresentado no site. “Pode haver casos, onde existirão, por exemplo, dois filtros com preços diferentes, nesses casos damos o preço mais baixo e deixamos um aviso que é aquele valor para um filtro básico, mas que pode equipar com outro. Mas o preço escolhido por defeito é sempre o mais baixo”. Quanto a valores, Vítor Soares refere que “tudo o que envolve peças é sempre com dados do fabricante São feitos cálculos para parametrizar valores específicos para cada oficina. As oficinas recorrem, essencialmente, ao aftermarket. A gestão de peças é feita pela Izirepair juntamente com a oficina. São calculados os descontos e margens aplicados a cada peça. É feito oficina a oficina, depois de parametrizado com cada uma, o processo é automático”.

PARCEIROS

A Izirepair funciona, para já, apenas no Concelho de Lisboa, procurando os seus parceiros através de uma visita às instalações das oficinas, para que Vítor Soares possa avaliar se as condições da oficina – mão-de-obra disponível, condições das instalações, limpeza, etc. – são adequadas ao público-alvo da Izirepair: “Pessoas com horários laborais que lhes deixam pouco tempo disponível para se deslocarem a uma oficina e que facilmente utilizam a Internet para este tipo de serviços”, revela. No futuro, a inscriçã o de novos parceiros será possível através de um formulário preenchido no website da Izirepair.

Na sua maioria, os parceiros da Izirepair são oficinas independentes, tendo a empresa uma parceria com um representante Fiat. “Nesta fase, em que estamos só no Concelho de Lisboa, não queremos ter muito mais oficinas do que a procura que geramos. Queremos equilibrar a procura que surge para as oficinas que já temos”, por forma a garantir algum volume de serviço aos parceiros.

A Izirepair não interfere na recolha e entrega dos veículos por parte das oficinas, mas garante a intermediaçã o, tira dúvidas aos clientes, antes ou durante o processo de adjudicaçã o, e contacta a oficina para garantir o cumprimento dos prazos. Caso exista algum tipo de disputa, a Izirepair tenta resolver o processo junto da oficina e do cliente, tentando evitar chegar ao Centro de Arbitragem do Sector Automóvel.

Atualmente, a Izirepair funciona com o cliente particular, mas planeia já a entrada no mercado empresarial, através da criaçãção de um formato para conseguir condições vantajosas para este tipo de clientes. “Será a evoluçã o natural desta plataforma”, indica Vítor Soares. “Temos todo o interesse em pequenas frotas e mais à frente vamos ter alguns dados estatísticos importantes para este setor”. No futuro, a Izirepair pretende expandir-se para outras cidades de grande dimensão.

OPORTUNIDADES FUTURAS

Vítor Soares reconhece que as recentes novidades do mercado, como os veículos conectados, elétricos, híbridos, autónomos ou o carsharing, irão trazer grandes oportunidades à Izirepair. Do ponto de vista tecnológico, a empresa está também sempre atenta às novas tecnologias e lançamentos do mercado, para ver como podem integrá-las no seu negócio.
Quanto ao futuro, Vítor Soares indica que há espaço para crescer e que por isso existirão novidades na empresa até ao final deste ano: “iremos ter novas geografias, ou o desenvolvimento do modelo de negócio”.

IZIRepair
Vítor Soares
geral@Izirepair.pt
www.Izirepair.pt

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