Ver todas
| Test printed in single.php
| daily_views: 2
| weekly_views: , , , , , ,
| total_weekly_views: 0

Back

Versalis e Bridgestone em acordo para investigação e desenvolvimento de guaiúle

23 Fevereiro, 2018

A Versalis, empresa química da Eni e uma das mais importantes empresas da indústria dos polímeros e elastómeros, e a Bridgestone Americas (Bridgestone), produtor líder mundial na indústria dos pneus, assinaram um acordo de parceria estratégica para desenvolver e implementar um pacote de tecnologia abrangente para comercializar guaiúle na agricultura, borracha sustentável e produtos químicos de origem renovável.

A parceria combina os principais pontos fortes da Versalis em pesquisa da guaiúle, engenharia de processos em escala comercial e desenvolvimento de mercado para as energias renováveis, com a posição de liderança da Bridgestone na agricultura e tecnologias de produção de guaiúle.

Esta parceria reúne os esforços dos dois maiores pesquisadores globais da guaiúle com uma gestão comum do projeto, afim de implementar uma tecnologia comercialmente atraente. As duas empresas também disponibilizarão o novo pacote tecnológico a parceiros industriais dispostos a cooperar para maximizar o valor destes produtos inovadores.

O acordo permitirá que a Versalis e a Bridgestone se concentrem no desenvolvimento do registo de variedades de guaiúle altamente produtivas, usando as últimas tecnologias genéticas. Os protocolos de crescimento associados desenvolvidos de acordo com este acordo podem posicionar a guaiúle como uma colheita atrativa e rentável para produtores independentes em regiões apropriadas. As tecnologias do processamento da guaiúle serão otimizadas no Centro de Pesquisa de Processo da Bridgestone Biorubber (Bridgestone Biorubber Process Research Center – BPRC) em Mesa, Arizona, para alcançar a liderança industrial, o desempenho no rendimento e na qualidade do produto.

A Versalis liderará as atividades de desenvolvimento do produto para aumentar o valor da produção de borracha de guaiúle, também para componentes não de borracha. Para resinas, por exemplo, as aplicações de mercado incluirão adesivos e proteção de madeira, enquanto o bagaço mostrou um desempenho promissor como matéria-prima para a produção de açúcares industriais adequados para biocombustíveis ou precursores químicos.

A Versalis tem um forte compromisso com as energias renováveis com o objetivo de fortalecer a sua cadeia de valor e estabelecer as bases para a cooperação a longo prazo em materiais sustentáveis com a Bridgestone, um dos seus principais parceiros no segmento de pneus. A iniciativa também faz parte do foco da Versalis em pneus verdes. Inclui o desenvolvimento de novas classes de elastómeros com desempenhos aprimorados, permitindo menores consumos de combustível e borracha ativa de pneus reciclados.

A guaiúle (Parthenium argentatum), é um arbusto nativo dos desertos do norte do México e do sudoeste dos Estados Unidos, que provou ser uma promissora fonte de borracha natural de alta qualidade. A planta não se destina ao uso de alimentos, requer pouca rega e é uma fonte alternativa de borracha natural graças às suas propriedades hipoalergénicas, ao contrário da mais comum borracha Hevea.

PALAVRAS-CHAVE