Ver todas
| Test printed in single.php
| daily_views: 1
| weekly_views: , , , , , ,
| total_weekly_views: 0

Back

Pirelli apresenta Sistema Cyber Car

8 Março, 2018

Durante o 88º Salão Internacional de Genebra, de 8 a 18 de março, a Pirelli irá apresentar a tecnologia Cyber Car, concebida como e para equipamento original dos principais fabricantes automóveis. O novo sistema irá permitir a interação entre o veículo e o pneu, através de um sensor.

Esta nova tecnología, atualmente em fase de testes em conjunto com a maioria dos fabricantes, chegará ao mercado no final de 2018 para os automóveis tradicionais, como para os elétricos. O Cyber Car capta os parâmetros funcionais do pneu e conecta-os com a eletrónica do veículo para adaptar o funcionamento do ABS ou o controlo de estabilidade, para uma maior segurança e eficácia.

O sistema Cyber Car comunicará diretamente com o pneu e a eletrónica do veículo, especialmente com os sistemas de assistência para a condução, com o objetivo por um lado de oferecer informação primordial sobre o estado do carro para assegurar uma condução mais segura, e por outro, aumentar as prestações. O Cyber Car é a mais recente aplicação da plataforma de tecnologia cibernética da Pirelli, lançada em 2002 com o objetivo de proporcionar a máxima integração entre o pneu, o automóvel e o seu condutor. De facto, esta tecnologia aproveita o conhecimento adquirido durante o desenvolvimento do sistema Cyber Fleet, desenhado para a gestão de frotas de veículos, e o Pirelli Conesso, desenvolvido para os condutores after market. Este último sistema, lançado em 2017 no mercado Norte Americano, está pronto para a sua estreia nos principais países da Europa.

A colocação dos sensores no pneu é parte integrante da estratégia Perfect Fit da Pirelli, assente no desenvolvimento de produtos e serviços à medida da necessidade dos condutores e dos principais fabricantes automóveis. Este tipo de soluções inclui pneus de cores, P Zero Color Edition, e o desenvolvimento de modelos específicos, distinguidos por uma referência no flanco (com um simbolo diferenciado para cada marca automóvel).

Todos os “Cybersistemas” da Pirelli estão baseados num sensor embutido no interior do pneu e em contacto com a cloud. Este Gadget monitoriza o estado operacional de cada pneu e transmite os dados a uma unidade de controlo central. A informação recolhida está numa app, neste caso no Pirelli Conesso, ou nos sistemas a bordo. As tecnologias cibernéticas da Pirelli utilizam sistemas específicos para comunicar com o condutor (Pirelli Conesso) ou os gestores de frota (Cyber fleet), ou mesmo os fabricantes automóveis como os ocupantes ao mesmo tempo (Cyber Car). Estas opções aplicam-se tanto para modelos com propulsão térmica, como elétricos.

Esta tecnologia é a grande novidade da Pirelli no Salão de Genebra de 2018. Cyber Car representa o novo pneu inteligente, atualmente exclusivo para o mercado de primeiro equipamento e desenhado em estreita colaboração com os fabricantes, fornecendo dados primordiais em termos de segurança e rendimento. Com a exceção dos sistemas TPMS de monitorização da pressão, até então não existia qualquer comunicação entre o pneu e a eletrónica do carro. O Cyber Car da Pirelli leva a evolução dos automóveis mais à frente, graças a uma inovadora forma de inteligência automotriz integrada nas ajudas de condução já existentes, o que ajuda a melhorar o rendimento, a poupança de combustível e o impacto ambiental, utilizando toda a informação recolhida por cada sensor embutido no pneu.

Dados de extrema importância, como a pressão e temperatura interna, são alguns dos parâmetros que o Cyber Car transmitirá à centralina do automóvel. O sistema também tem capacidade de intervenção e ativação de ajudas como o ABS ou o contolo de estabilidade. Como exemplo, ao ler o código de identificação do pneu,o veículo pode alterar a configuração eletrónica do mesmo para fazer da condução uma experiência mais segura e confortável. Os dados recolhidos também incluem as cargas verticais sobre o pneu, uma informação crucial nos modelos elétricos. Neste sentido, ao conhecer o peso exato do veículo, a unidade de controlo central é capaz de saber a autonomia restante.

O Cyber Car também informa o condutor, utilizando o próprio interface do veículo, dos parâmetros Standard do pneu, como a carga vertical, pressão e temperâtura, indicadores que permitem intervir a tempo, quando por exemplo, as pressões não são as correctas. A manutenção do pneu, passa a ser mais fácil, devido à informação específica sobre o desgaste do piso ou o momento exato para alternar a posição dos pneus.

O Sistema Cyber Car também permite aceder a um elevado número de serviços específicos que podem ser personalizados para adaptação a necessidades particulares, como a de serviços de manutenção ou de assistência em estrada.

Pneus Pirelli P Zero

Os pneus Pirelli P Zero a cores serão mais uma vez os protagonistas do salão, depois de surgirem no ano passado nas medidas de 19” e superiores. Este modelo permitirá aos clientes personalizar os seus pneus desde o ponto de vista estético a partir de uma borracha cromática especifica – Vermelha, amarela, verde, azul, laranja, prata ou branca, que pode ser ampliada após encomenda. Esta tecnologia exclusiva da Pirelli, utiliza materiais que não prejudicam a eficácia do pneu, como também, criam uma capa protetora que conserva a cor brilhante durante toda a vida da borracha.

Muitas das principais novidades do Salão de Genebra equipam com pneus Pirelli, como o Ferrari 488 Pista ou o Lamborghini Urus, mais a segunda grande novidade de Italdesign: o exclusivo Zerouno Roadster. A nova geração de modelos como o Audi A6 ou o A7 Sportback, o novo Bentley Bentayga V8 e hybrid, o BMW X4, oJaguar I-Pace eléctrico o ou McLaren Senna também utilizarão pneus Pirelli. Estes pneus poderão ser encontrados nos stands da Aston Martin, Porsche e Mercedes.

O stand da Pirelli no Salão recria a atmosfera do PZero World, a flagship Store da marca já existente em Los Angeles e Munique.

PALAVRAS-CHAVE