Ver todas
| Test printed in single.php
| daily_views: 2
| weekly_views: , , , , , ,
| total_weekly_views: 0

Back

Para a Spies Hecker “O futuro da gestão de cores é digital”

9 Abril, 2018

O ColorDialog Phoenix é o dispositivo digital de medição de cores da Spies Hecker. Diz esta marca de tintas que este tipo ferramentas simplificam e agilizam os processos de trabalho nas oficinas.

Dieter Wegener, Colour Management Specialist da Spies Hecker, tem uma vasta experiência nesta área e declarou com confiança, “O futuro da gestão de cores é digital.” Explicou detalhadamente seis conselhos práticos sobre como a medição de cores digital pode funcionar ainda melhor.

Medir no interior

A exposição prolongada ao sol intenso aumentará consideravelmente a temperatura de um substrato. Isto pode causar a alteração de algumas tonalidades sombras que contêm pigmentos termocromáticos, o que por sua vez, pode levar a uma medição de cor incorreta. O conselho de Dieter Wegener é simples. “Nos meses de verão, não devem ser realizadas medições de cores no exterior. Essas devem ser efetuadas nas oficinas onde a temperatura do objeto deve ser no mínimo 15o C e até um máximo de 35o C.

Manter limpas as placas de calibração

O espectrofotómetro da Spies Hecker, ColorDialog Phoenix, inclui duas placas de calibração, uma branca e uma azul metalizada, que são utilizadas para a calibração padrão do dispositivo. Essas placas devem estar sempre limpas, e é por isso que também estão protegidas na caixa. No entanto, se ficarem sujas, devem ser limpas apenas com água morna e um pano de microfibra suave. Nunca devem ser usados sabões ou solventes para as limpar.

Medição de cores diretamente na área dos danos

Os profissionais de repintura sabem que até no caso de tintas originais de OEMs, podem ocorrer ligeiras variações de cores no mesmo veículo devido a diferentes aplicações e acabamentos de OEMs. Dieter Wegener recomenda medir sempre a cor próximo da área de danos.

Lixar antes de medir

Os dispositivos de alta tecnologia também podem ser afetados pela sujidade e pequenos riscos na superfície de repintura. Por conseguinte, a precisão da medição de cores pode ser reduzida, principalmente em cores escuras como o preto e o azul, e em alguns casos extremos, o dispositivo pode interpretar esses riscos na superfície como sendo um efeito metálico fictício em cores lisas escuras. Dieter Wegener declarou, “Não só se deve limpar e polir a tinta na área de medição, como também lixar cuidadosamente a mesma com uma lixa 3000. Isto demora penas alguns minutos, mas garante um resultado de medição muito preciso.”

Introduzir dados do fabricante

O ColorDialog Phoenix mede uma cor e pode enviar os resultados de medição utilizando a rede Wi-Fi para um computador pessoal ou outro dispositivo através do software de fórmulas Phoenix. Dieter Wegener afirmou, “Isto é apenas um aspeto pequeno, mas aumenta a precisão e a rapidez para se encontrar a fórmula de mistura correta.”

Criar a sua própria base de dados de cores

Após todas as medições de cores nos veículos dos clientes, as fórmulas são guardadas no software Phoenix como fórmulas dos clientes assim que forem corrigidas pelo sistema. Além disso, é possível guardar dados específicos aos clientes juntamente com as fórmulas. Dieter Wegener declarou, “É assim que se criam gradualmente bases de dados de cores das oficinas com fórmulas específicas aos clientes e amostras de cartões pulverizados que serão úteis, para as oficinas e funcionários, uma vez que fará com que seja mais fácil realizar reparações de repintura subsequentes na mesma cor.”

Veja uma descrição de todas as ferramentas de cores e vídeos de combinação de cores úteis da Spies Hecker em http://www.spieshecker.com/pt/pt_PT/colors/colour-tools.html

PALAVRAS-CHAVE