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Scania e a eletrificação: uma abordagem multifacetada

Na eletrificação dos veículos, a Scania está a adotar uma abordagem multifacetada, incluindo a investigação de diferentes tipos de tecnologias híbridas a biocombustível e veículos totalmente elétricos.
 
Scania“A nossa filosofia consiste em adotar uma abordagem mais ampla quando se trata de investigar todas as tecnologias sustentáveis, em vez de colocar todos os ovos no mesmo cesto,” declara Nils-Gunnar Vagstedt, que lidera o trabalho da Scania na área da tecnologia de eletrificação. 

 

O debate público muitas vezes considera erradamente os veículos elétricos com bateria como a única opção de veículos totalmente elétricos, mas a investigação e desenvolvimento da Scania trabalha também com veículos totalmente elétricos, movidos por células de combustível alimentadas a hidrogénio e veículos totalmente elétricos que podem ser carregados através de estradas eletrificadas. Vågstedt afirma que não existe uma solução única.
 
A estrada eletrificada
 
A estrada eletrificada é um dos projetos de eletrificação mais interessantes da Scania. Desde junho de 2016 que uma faixa de dois quilómetros da autoestrada E16, fora da cidade sueca de Gävle, está a operar no âmbito de um projeto em curso com uma parceira de infraestruturas Siemens.
 
Nessa autoestrada, os camiões Scania estão equipados com um coletor de energia por pantógrafo, que está montado na armação por detrás da cabina. Os pantógrafos estão, por sua vez, ligados a linhas aéreas que passam por cima da faixa do lado direito da estrada. Os camiões podem livremente ligar-se e desligar-se das linhas aéreas quando estão em movimento e carregar as baterias nos camiões que estão equipados com um grupo motopropulsor híbrido elétrico.
 
Embora os dois camiões Scania tenham funcionado com êxito na estrada, Vågstedt gostaria de vê-los a atuar em condições mais difíceis: “O inverno passado foi muito suave, mas esperamos que este inverno seja mais duro, para podermos pôr esta tecnologia verdadeiramente à prova.”
 
O desenvolvimento futuro da tecnologia das baterias e da infraestrutura de carregamento, como a estrada eletrificada, determinará como alimentar futuros veículos pesados eletrificados e híbridos. O projeto da estrada elétrica já chamou a atenção internacional e estão programadas novas demonstrações da tecnologia na Alemanha, numa extensão ainda maior.
 
“Um foco importante desta cooperação será testar e desenvolver ainda mais as oportunidades oferecidas pela tecnologia da estrada eletrificada, trabalho que já iniciámos em cooperação com a Siemens”, acrescenta Vågstedt. Vågstedt acredita firmemente que as parcerias são outro ingrediente-chave do processo, para dar resposta aos desafios de desenvolver um transporte verdadeiramente sustentável. A Scania está a trabalhar com as autarquias, os meios académicos, as empresas privadas, os fornecedores de infraestruturas e os fornecedores de combustíveis e energia, num esforço para alcançar soluções viáveis de transporte sustentável.

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