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Kia vai lançar Sportage com motorização mild-hybrid diesel de 48V

15 Maio, 2018

Será já na segunda metade de 2018, que a Kia vai estrear a sua primeira motorização mild-hybrid diesel de 48V, denominada “EcoDynamics+”. A nova tecnologia terá o seu lançamento no modelo Sportage, a que se seguirá a nova geração Ceed, e distingue-se pela maior eficácia na redução das emissões de CO2.

O mild-hybrid de 48V combina um motor elétrico com uma convencional unidade diesel, num sistema em que o primeiro ajuda nas acelerações e assegura a locomoção em diversas fases da condução, permitindo rodar mais tempo com o propulsor diesel desligado. Ao adotar a tecnologia de 48V (o padrão mais elevado da indústria automóvel atual), este mild-hybrid oferece ganhos sensíveis na redução das emissões.

O conjunto que agora se prepara para entrar na gama Sportage e, em 2019, na nova gama Ceed, faz parte da estratégia global da Kia no caminho da eletrificação. A introdução deste novo motor significa, de resto, que Kia passa a ser o primeiro construtor a oferecer uma gama com opções híbridas, híbridas plug-in, elétricas e, agora, a tecnologia 48V. A Kia planeia lançar 16 novos grupos motopropulsores avançados até 2025, incluindo cinco novos híbridos, cinco híbridos plug-in, cinco elétricos e – em 2020 – um novo automóvel alimentado pela tecnologia fuel-cell.

O EcoDynamics+ diesel mild-hybrid vai permitir à marca oferecer toda uma gama de motores diesel mais limpos. Para reforçar a eficiência ambiental, esta tecnologia surge acoplada ao SCR (Selective Catalytic Reduction) da Kia, um sistema de controlo ativo de dos gases de escape, reduzindo as emissões de CO2 até 4% no novo Worldwide harmonized Light vehicles Test Procedure (WLTP) e até 7% no New European Driving Cycle (NEDC)*.

EcoDynamics+ diesel mild-hybrid como os modos “motor” e “gerador”

A tecnologia mild-hybrid da Kia adota um motor compacto de 0.46 kWh, uma bateria de 48-volts em iões de lítio e um novo Mild-Hybrid Starter-Generator (MHSG). Este “coração” do sistema é controlado eletronicamente, de acordo com as necessidades da utilização: o MHSG tanto pode desempenhar funções de “motor” como de “gerador”. Ligado por uma correia à cambota do motor diesel, o MHSG pode fornecer até 10kW de energia elétrica ao motor elétrico, o qual vai ajudar o motor diesel em situações de aceleração. Como o motor elétrico é um emissões zero, este auxílio de potência à unidade diesel acaba por se traduzir na redução das emissões de gases de escape. Em modo “gerador”, por outro lado, o sistema recolhe a energia cinética durante a desaceleração e a travagem, convertendo-a em energia elétrica para recarregar a bateria.

A carga da bateria pode também ser usada para ativar uma nova função, denominada Moving Stop & Start. Trata-se de um novo conceito aplicado ao Stop & Start que já existe na maioria dos automóveis de motorização convencional: neste caso, e se a bateria tiver carga suficiente, o motor diesel desliga automaticamente em situações de desaceleração ou travagem. O MHSG encarregar-se-á de o religar – em qualquer situação – assim que o condutor pressionar o pedal do acelerador.

A natureza compacta desta tecnologia significa que o sistema mild-hybrid EcoDynamics+ pode ser integrado de forma simples em qualquer veículo da gama já existente. Dependendo do modelo, a bateria de 48V pode ficar alojada sob o piso da bagageira, minimizando o impacto na arquitetura e no espaço do veículo. Por outro lado, e como o MHSG se integra diretamente com o propulsor, através da correia ligada à cambota, não existe necessidade de grandes adaptações no compartimento do motor.

O EcoDynamics+ diesel mild-hybrid é compatível com caixas manuais ou automáticas, bem como com todos os sistemas de tração (dianteira, posterior ou integral). A marca irá ainda adaptá-lo a motores a gasolina.

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