Ver todas
| Test printed in single.php
| daily_views: 2
| weekly_views: , , , , , ,
| total_weekly_views: 0

Back

MANN-FILTER lança filtros de ar flexíveis

A MANN+HUMMEL, especialista em filtragem, desenvolveu novos filtros de ar com contornos externos flexíveis que fazem um uso mais eficiente do espaço de instalação disponível. Para o mercado pós-venda estão disponíveis o Flexline C 26 017 e C 30 030 da MANN-FILTER para Mercedes-Benz Classe A e B. O filtro de ar C 26 017 é para motores a gasolina e o C 30 030, para modelos a diesel.

A marca prevê a utilização de outros elementos com contornos flexíveis para outros fabricantes do ramo automóvel. Enquanto os filtros de ar planos baseados em formas retangulares, trapezoidais e poligonais com rebordos laterais retos foram uma vez o desenho dominante, o Flexline da MANN-FILTER faz também uma utilização eficiente dos espaços de instalação com contornos externos curvos.

“Podemos alojar uma área de filtragem maior comparada com os desenhos convencionais e, deste modo, obtemos uma maior eficiência de separação e capacidade de retenção de pó”, afirmou Daniel Schmid, da MANN+HUMMEL. “Com o Flexline produzimos os contornos do filtro de ar usando tecnología a laser de vanguarda. Isto significa que podemos produzir quase qualquer forma que não era possível com o método convencional. Com esta tecnologia a laser estamos a estabelecer novos padrões no fabrico de filtros”.

Comparado com os filtros com geometrias limitadas e rebordos laterais retos, o filtro de ar C 26 017 impressiona com caraterísticas como mais 11% de superfície de filtragem, uma capacidade de retenção de pó 22% superior e uma queda da pressão 16% menor. Ao mesmo tempo, os novos filtros de ar Flexline são também mais planos do que os produtos standard, o que significa que podem ser usados em espaços de instalação particularmente reduzidos.

A Mercedes-Benz foi o primeiro fabricante de veículos em usar a solução inovadora e agora está a usá-la como padrão para a sua plataforma MFA2 (Modular Front Architecture). Portanto, o filtro de ar será usado em quase todos os motores a gasolina e a diesel de quatro cilindros dos Classe A e B, bem como os seus derivados no futuro.

A MANN+HUMMEL apresentou várias patentes para o método de fabrico e o desenho do filtro de ar Flexline perante o Gabinete Alemão de Patentes e Marcas, bem como noutros países.

PALAVRAS-CHAVE