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Europa propõe novas regras para a rotulagem de pneus

25 Julho, 2018

Foi publicada em maio, em Bruxelas, a proposta de regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho COM (2018) relativa à nova rotulagem dos pneus, que revoga o regulamento (CE) No. 1222/2009.

A nova rotulagem dos pneus fornece mais informações sobre eficiência de combustível, segurança e ruído, permitindo informações precisas, relevantes e comparáveis sobre esses aspetos ao comprar pneus e irá incluir um Código QR.

A resistência ao rolamento, a aderência à superfície molhada e o ruído de rolamento externo dos pneus foram aplicados a partir de 1º de novembro de 2012, com uma segunda fase de requisitos mais exigentes para a resistência ao rolamento que começou a ser aplicada a 1 Novembro de 2016 (com ajustes, que entraram em vigor em 2018 e irão entrar também em 2020).

Esta iniciativa, parte do plano “Europe on the Move“, concluiu que o regulamento de rotulagem de pneus deve melhorar a sensibilização e confiança do consumidor no rótulo e na fiscalização do mercado.

Foco da proposta:

  • Atualizar a etiqueta do pneu e permitir a sua revisão;
  • Melhorar a visibilidade do rótulo para os consumidores;
  • As informações sobre o comportamento em neve e gelo dos pneus devem ser incluídas no rótulo;
  • Permitir inclusão futura de quilometragem e abrasão, se aplicável, como parâmetro;
  • Exigir que o rótulo seja mostrado na publicidade e no material técnico promocional;
  • Alargar o âmbito da obrigação de rotulagem aos pneus C3;
  • Extensão do processo de homologação para incluir a declaração do rótulo;
  • Melhorar o controlo da conformidade, criando a obrigação de registar os pneus na base de dados de produtos estabelecida em conformidade com o Regulamento (UE) 2017/1369:

Fonte: www.openneumaticos.es / www.europneus.es

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