Ver todas
| Test printed in single.php
| daily_views: 2
| weekly_views: , , , , , ,
| total_weekly_views: 0

Back

Scania evolui para a manutenção preditiva

14 Agosto, 2018

Em função do uso real do veículo e beneficiando da evolução da conetividade entre o veículo e a oficina, a Scania desenvolveu um conceito de manutenção, que permite a uma muito melhor planificação das intervenções de assistência programada.

Graças à evolução da tecnologia, hoje em dia dispomos de ferramentas que permitem que os veículos estejam ligados, enviando e partilhando dados em tempo real. Esta conectividade torna possível o acesso imediato e remoto a uma grande quantidade de informação sobre o veículo. Essa informação é muito valiosa, já que permite efetuar um diagnóstico do estado do veículo e programar as visitas à oficina em função de dados precisos e não de estimativas; ou seja, planifica-se a manutenção em função do trabalho “real” que o veículo executa. Este avanço era impensável antes do atual desenvolvimento tecnológico, onde era necessário esperar que o veículo chegasse à oficina para conhecer em pormenor o seu estado.

Em vez de uma assistência baseada na quilometragem, os veículos passam a realizar uma revisão quando os dados de funcionamento indicam a sua necessidade. Isto significa que o veículo recebe exatamente a manutenção de que necessita, ou seja, o plano de assistência é adaptado às necessidades do veículo. Se o uso ou as condições do veículo se alterarem, a manutenção é adaptada de imediato. Deste modo, otimiza-se o número de deslocações à oficina em função do trabalho realizado. Também se otimiza o tempo de paragem na oficina, já que, o conhecimento do estado do veículo antes da sua chegada, permite preparar com antecedência tudo o que é necessário para a sua rápida manutenção.

«Os planos flexíveis permitem-nos levar a manutenção Scania a um nível completamente novo», afirmou Claes Åkerlund, Responsável de Conceitos de Serviço Scania. «Trata-se de uma nova tecnologia e o facto de todos os nossos veículos vendidos na Europa estarem atualmente ligados tornou possível este serviço. A Manutenção Scania com planos flexíveis aumenta ainda mais a disponibilidade e faz com que a planificação seja mais eficiente».

A Scania dispõe de aproximadamente 200.000 veículos ligados, na Europa, que já poderiam começar a utilizar este serviço.

A Scania supervisiona em tempo real os dados de funcionamento do veículo, o que permite determinar com grande precisão quando é necessário levar a cabo as operações de manutenção. Também é possível combinar de uma forma eficiente várias operações de assistência e efetuar a manutenção preventiva de modo a reduzir o intervalo de tempo em que o veículo permanece parado, permitindo assim que esteja mais tempo a funcionar, na estrada. De igual modo, otimizam-se as deslocações à oficina, o que possibilita uma melhor planificação da manutenção.

O facto de dispor dos dados do veículo em tempo real e de os analisar constantemente, permite à Scania contactar proativamente o cliente, para lhe indicar qual o preciso momento em que é necessário efetuar a manutenção, sempre de acordo com as suas necessidades e preferências. O cliente conta com esta tranquilidade que, por outro lado, lhe assegura a máxima disponibilidade do veículo e, portanto, maior rentabilidade no seu negócio.

«Um contrato de assistência que inclua uma Manutenção Scania com planos flexíveis, permite que os responsáveis de frota não tenham de controlar as necessidades de assistência do seu veículo e que seja a Scania a contactá-los para indicar quando é o momento certo», refere Claes Åkerlund. «Como a oficina dispõe de todas as informações essenciais antes da data marcada, pode preparar a assistência, tornando mais eficiente cada “paragem nas boxes”».

A Scania está a instalar a tecnologia necessária nas suas 900 oficinas na Europa. A Noruega é um dos mercados piloto e, até ao momento, a resposta dos clientes tem sido muito positiva. As companhias de transportes agradecem à Scania este novo sistema que as ajuda na planificação e aumenta a sua rentabilidade.

«O nível de fiabilidade é muito elevado e podemos determinar as necessidades reais de assistência com grande precisão», acrescentou Claes Åkerlund. «Creio que todos estamos de acordo em que a situação ideal é que cada veículo receba exatamente a assistência que necessita, com a frequência que necessita.»

PALAVRAS-CHAVE