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Bridgestone é a marca de pneus preferida dos fabricantes de Equipamento Original

11 Setembro, 2018

Na Bridgestone, os investimentos globais em Investigação & Desenvolvimento são os mais elevados da indústria. Com pneus desenvolvidos especificamente para as diferentes necessidades dos fabricantes de Equipamentos Originais, a Bridgestone já tinha sido eleita como a marca de eleição de mais de 45 equipamentos para 15 modelos desde o início do ano – e existem 60 equipamentos a caminho até ao final do ano.

A Bridgestone tem vindo a trabalhar lado-a-lado com os fabricantes de Equipamentos Originais (OEMs) para desenvolver pneus que respondam às suas necessidades mais específicas. Esta abordagem tem obtido uma resposta amplamente positiva. Na primeira metade de 2018, acima de 10 OEMs solicitaram mais de 45 equipamentos para mais de 15 modelos diferentes, de entre os quais se encontra o Ferrari Portofino, o Porsche Cayenne, o Mercedes Class A e C, o Audi A1, A6, A7 e Q2; o Volkswagen Touareg, T-ROC, Tiguan e Polo, o Opel Insignia, o Renault Mégane R.S, o BMW i3s e X3, entre outros.

A abordagem personalizada começa com a perceção das necessidades de cada fabricante, com a Bridgestone a trabalhar em estreita parceria com os mesmos de forma a garantir que cada elemento do pneu se adequa ao veículo em si.

Por exemplo, as marcas Lexus e Mercedes queriam oferecer aos seus condutores a segurança no caso de um furo . De forma a satisfazer esse pedido, a Bridgestone incorporou a sua tecnologia Run-Flat (TRF) no Turanza T005. No caso do Ferrari Portofino, a marca também incorporou a sua TRF no Potenza S007, desenvolvido para combinar uma elevada aderência em curva com uma durabilidade a alta velocidade, perfeito para a condução desportiva do Portofino.

A Audi e a Opel procuravam minimizar o ruído no interior do veículo e aumentar o conforto. Para isso, a Bridgestone encheu as cavidades do pneu com materiais que absorvem o som, além de vários outros ajustes – todos inseridos na nova tecnologia B-Silent – disponíveis nos novos Audi A6 e Opel Insignia.

A pedido dos OEMs, os produtos Bridgestone têm apresentado uma superior aderência à estrada devido ao desenvolvimento de padrões de piso mais avançados. O desempenho em curva foi também melhorado com o reforço das paredes laterais da carcaça do pneu ou com a utilização da tecnologia de mistura de sílica patenteada, a NanoPro-Tech, que minimiza o desgaste do pneu e aumenta o seu tempo de vida útil. Mas, em alguns casos, as exigências dos OEMs foram além do ajustamento das características do pneu. A BMW, por exemplo, necessitava de um conceito de pneu totalmente inovador para os seus veículos elétricos. A resposta da Bridgestone passou pela apresentação da tecnologia “ologic” e por um pneu desenhado interna e especificamente para veículos elétricos de forma a otimizar o seu desempenho sem descurar a segurança, e que está presente no recém-apresentado BMW i3s.

A Porsche abordou a Bridgestone para que esta desenvolvesse um pneu uma solução que correspondesse aos objetivos de aderência em piso seco da nova geração da gama Cayenne. A Bridgestone desenvolveu então um composto único, rico em sílica, que respondesse às elevadas expetativas de desempenho em piso seco e molhado, bem como em todas as outras frentes. O pneu desportivo Bridgestone Dueler H/P Sport, de 21 polegadas, é também o melhor na categoria de desempenho em piso molhado – uma classificação incrível para um pneu desenvolvido para um contexto desportivo – o que garante a segurança e o controlo dos condutores mesmo em condições de chuva ou piso molhado. E, apesar do elevado desempenho do pneu, não houve qualquer penalização no seu desgaste ou tempo de vida útil.

Neste, tal como em tantos outros casos, a Bridgestone foi mais além das necessidades dos seus clientes, “A nossa equipa de I&D apresentou, uma vez mais, uma qualidade excecional,” afirmou Mark Tejedor, Vice-Presidente de Equipamento Original da Bridgestone EMEA.

Futuro

As parcerias e a cocriação resultaram em vários designs feitos à medida. “Permitiu-nos avançar numa nova direção” disse Mark Tejedor. “Estamos a desenvolver novos pneus que são mais eficientes e estão melhor adaptados aos veículos que nunca e garantem que os condutores seguem a sua viagem, sejam quais forem os desafios’.

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