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ZF Aftermarket com “Vision Zero” para o mercado de pós-venda

14 Setembro, 2018

A “Vision Zero” do grupo ZF (um mundo sem emissões e sem acidentes) também está a ganhar forma na divisão Aftermarket. Na Automechanika deu a conhecer alguns exemplos dessa estratégia.

Segundo as expectativas da ZF, até 2030, cerca de um terço dos automóveis produzidos em todo o mundo serão veículos elétricos ou híbridos. A ZF Aftermarket adaptou-se a isso bem cedo e posicionou-se como arquiteta e impulsionadora para a mobilidade do futuro com produtos inovadores e conceitos de serviço individuais.

Novidade mundial «Electric Blue»

Com o nome Electric Blue, a ZF Aftermarket apresenta uma nova geração de pastilhas de travão TRW, especialmente para veículos elétricos. Estas tanto reduzem substancialmente o ruído interior como o desenvolvimento de poeira criada pela travagem em veículos elétricos e representam o elevado poder de inovação da ZF Aftermarket.

As pastilhas de travão para os 15 veículos elétricos mais populares estarão disponíveis no mercado em setembro de 2018; até ao final do ano, estará coberto 97 por cento do parque automóvel europeu de veículos elétricos.

Excelente transferência de competências

Até mesmo no respetivo portefólio de serviços, a ZF Aftermarket demonstra que compatibilidade ambiental, rentabilidade e eficácia podem ser combinadas na perfeição. Helmut Ernst, responsável máximo da ZF Aftermarket, descreve a oferta: «Nas nossas formações de alta tensão, os nossos clientes e parceiros podem adquirir, desde o início, todas as qualificações-chave, de modo a dominarem a complexa gama de temas relacionados com as tecnologias do futuro. Entretanto, as formações tornaram-se completos êxitos de vendas.» O «blended learning concept» (conceito de formação mista) modular e interativo, criado pela ZF Aftermarket, possui certificação internacional por parte de várias instituições públicas e garante o sucesso ideal de aprendizagem com tempos de presença significativamente reduzidos e, portanto, custos baixos.

No âmbito de um programa interno «Train-the-Trainer», assegura-se que as oficinas de todo o mundo conseguem obter o know-how necessário para lidar com a tecnologia de alta tensão. Na Alemanha, Grã-Bretanha, China e noutros países asiáticos, a ZF Aftermarket já formou formadores em alta tensão, de modo a poder atender à grande demanda. No
próximo ano, serão qualificados outros formadores que apoiam, sobretudo, os parceiros de oficinas na Europa Meridional e Ocidental e também na América do Norte.

Cooperações estratégicas asseguram a liderança

Será importante organizar a fase de transição até à penetração do mercado com veículos elétricos. Para o efeito, há alguns dias foi acordada uma parceria com a empresa de engenharia inovadora in-tech GmbH, de Munique. O centro da parceria é o projeto de cooperação «etroFit» para a conversão de autocarros e veículos comerciais de cadeia cinemática convencional para funcionamento elétrico.

Nesse processo, a ZF Aftermarket é o fornecedor de sistemas e, com o chassis de piso rebaixado AxTrax AVE para autocarros urbanos e o acionamento central elétrico CeTrax, disponibiliza os componentes correspondentes para os veículos incluindo o know-how necessário para a conversão e o serviço de assistência. A in-tech é a responsável pela configuração da tecnologia de controlo. Helmut Ernst descreve esta possibilidade de conversão como tecnologia de transição até que existam autocarros e veículos comerciais com motores elétricos suficientes no mercado: «Com a “e-troFit”, por exemplo, operadores de autocarros têm a possibilidade de converter os autocarros convencionais, em apenas quatro semanas, para uma condução isenta de emissões. Se falarmos apenas do combustível, o potencial de economia associado é de aproximadamente 100.000 euros num
autocarro com um tempo de vida médio de dez anos.» Um argumento convincente em tempos de apertar os cordões à bolsa.

Reconstrução: sustentável e económica em simultâneo

Numa outra área da economia sustentável, a ZF Aftermarket continua a seguir um rumo próprio já iniciado: na reconstrução. Para Helmut Ernst, a recuperação industrial de peças de veículos usadas é não somente uma «necessidade ecológica» mas também um «sinal de sensatez económica». A ZF Aftermarket já opera em 15 locais em todo o mundo, em que são processados os mais variados grupos de produtos: desde sistemas de direção de automóveis até engrenagens de equipamentos de construção. Um destes locais é a fábrica de reconstrução em Frýdlant, na República Checa. Quase 400 funcionários processam aqui diferentes componentes automóveis. Além das peças mecânicas e hidráulicas, cada vez mais surgem componentes eletrónicos e mecatrónicos. As vantagens da reconstrução são evidentes: em comparação com produtos recém-produzidos, a reconstrução precisa de 50 a 90 por cento menos de matéria-prima. Simultaneamente, desse modo também se poupa cerca de 90 por cento da energia. Além disso, a substituição de unidades completas é parcialmente mais eficaz do que a reparação compartimentada de peças individuais. Origina tempos de imobilização significativamente mais breves, custos mais baixos e,
assim, uma satisfação mais elevada do cliente.

Muitos caminhos, um objetivo: mobilidade sustentável

A mobilidade do futuro será e tem de ser sustentável. Preservação dos recursos, segurança e conforto em simultâneo com a salvaguarda das  necessidades individuais de mobilidade são critérios determinantes, para os quais os conceitos para o amanhã estão orientados.

A ZF Aftermarket aceitou estes desafios e hoje já oferece aos seus clientes e parceiros produtos e soluções de serviço de assistência, para que possam percorrer com sucesso o caminho rumo à mobilidade do futuro. «Os nossos planos para o futuro do mercado de pós-venda caracterizam-se pela nossa pretensão de conciliar ambiente e tecnologia», promete Helmut Ernst. «Acompanhamos os nossos clientes no caminho até à mobilidade sustentável com competência e criatividade. Para isso associamos, do melhor modo, a “Vision Zero” do grupo aos requisitos de um mercado de pós-venda automóvel
sustentável.»

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