Ver todas
| Test printed in single.php
| daily_views: 2
| weekly_views: , , , , , ,
| total_weekly_views: 0

Back

Renault apresenta protótipo EZ-PRO

O Grupo Renault pretende assegurar uma mobilidade sustentável, através de soluções de mobilidade elérica, conectada, autónoma e partilhada. Inclusive para o transporte de mercadorias e, particularmente, a «do último quilómetro». Uma visão é materializada pelo protótipo Renault EZ-PRO.

O Renault EZ-PRO é um veículo-robô vocacionado para a logística urbana do último quilómetro. 100% elétrico,conectado, autónomo e partilhado, o EZ-PRO é composto por dois elementos diferentes designados por ‘pods’, baseados na mesma plataforma altamente personalizável e que pode ser adaptada para uma grande diversidade de utilizações e formatos.

O protótipo Renault EZ-PRO acompanha a evolução do tradicional motorista/distribuidor para a sua nova função de assistente. Aquele que organiza e supervisiona as entregas de uma frota completa de veículos, a partir do seu espaço de trabalho móvel.

EZ-PRO em resumo

Com o Renault EZ-PRO, o Grupo revela a sua visão do futuro da distribuição urbana de “último quilómetro”. Um concept elétrico e autónomo composto por ‘pods’ conectados e partilhados.

  • O EZ-PRO é ultra modular e é composto por um ‘pod’ principal autónomo e de um, ou vários, ‘pod-robô’ autónomos que se adaptam a uma grande variedade de utilizações e de formatos;
  • Acolhe um assistente humano que supervisiona a distribuição dos bens e serviços, mas, também, a frota de ‘pods-robô’ autónomos;
  • Os utilizadores finais podem escolher, precisamente, onde, quando e como querem receber as suas entregas 24h/24 e 7d/7;
  • Está alinhado com as cidades inteligentes do futuro, reduzindo a circulação e a poluição;
  • Faz parte de uma série de protótipos de veículos-robô da Renault centrados sobre os serviços de mobilidade urbana e partilhada.

EZ-PRO, uma solução para o futuro do «último quilómetro»

O Renault EZ-PRO é um «veículo-robô» 100% elétrico, conectado, autónomo e partilhado, que se destina ao transporte e à entrega de encomendas na cidade. Este conceito futurista é composto por um ‘pod principal’ e um ou vários ‘pods auxiliares’, baseados na mesma plataforma altamente personalizável e que pode ser adaptada a uma grande diversidade de utilizações e formatos.

  • O ‘pod principal’ recebe um assistente humano, que efetua a supervisão da entrega dos produtos e dos serviços;
  • O ou os ‘pods auxiliares’, modulares e totalmente personalizáveis, circulam atrás do ‘pod principal’ em pelotão (modo «platooning»), ou de forma independente, até ao ponto de entrega.

Para profissionais

O EZ-PRO representa uma solução de transporte de produtos ou mercadorias e de fornecimento de serviços adaptada a uma vasta gama de exigências comerciais específicas. Destina-se, assim, aos especialistas da distribuição e da logística do último quilómetro, mas também aos artesãos, empresários e comerciantes que exercem atividade na cidade e no centro urbano.

Partilhado

O EZ-PRO é uma solução partilhada. Significa que um pelotão de ‘pods’, que parte do mesmo terminal («hub») e é gerido pelo mesmo operador, pode transportar diversos tipos de produtos e de mercadorias, tendo cada ‘pod’ o seu próprio ordenador, temática, cliente e local de entrega. Da mesma forma, um mesmo ‘pod’ pode efetuar uma série de entregas para uma loja online e uma outra para uma loja diferente. Por fim, os ‘pods’ podem ser «alugados», temporariamente, pelos respetivos proprietários a uma plataforma, consoante a respetiva configuração e as necessidades de entrega identificadas.

Um ‘pod’ principal autónomo

O ‘pod principal’ do protótipo EZ-PRO pode efetuar entregas e, graças ao assistente, está apto a «conduzir» uma frota de ‘pods auxiliares’ e a supervisionar as respetivas entregas.

  • É composto por duas partes distintas: uma cabina reservada ao assistente e um compartimento de carga para as mercadorias transportadas;
  • O ‘pod principal’ está dotado de funções de condução autónoma que permitem ao assistente dedicar o máximo do seu tempo à supervisão e à organização das entregas dos vários ‘pods’, ou concentrar-se em outras tarefas de valor acrescentado;
  • A cabina, com um design simples e ergonómico, dispõe de um cockpit evolutivo, com duas configurações de utilização: uma posição lateral, que serve de escritório móvel, e uma posição orientada para a frente para controlar a condução;
  • Um joystick permite ao assistente dirigir e manobrar o veículo, quando o modo autónomo não está ativado.

‘Pods’ auxiliares sem condutor

Os ‘pods auxiliares’ do protótipo EZ-PRO utilizam a mesma plataforma rolante que o ‘pod principal’, mas são totalmente moduláveis, em função dos pedidos dos clientes.

  • Os ‘pods auxiliares’ funcionam de forma totalmente autónoma, sem condutor a bordo;
  • Estão equipados com portas laterais que se abrem para cima, de forma a dar acesso ao compartimento de carga ou ao espaço de serviço, consoante a respetiva configuração.

O Renault EZ-PRO permite uma grande variedade de utilizações e oferece uma flexibilidade adaptada ao ecossistema do último quilómetro, em ambiente urbano.

  • Mais baixo, mais estreito, mas também mais ágil do que um veículo dito normal, graças à plataforma elétrica, ao chassis 4CONTROL de quatro rodas direcionais e às tecnologias autónomas, o Renault EZ-PRO facilita a definição de novos planos de entrega nos centros urbanos;
  • Um simples duo ‘pod principal’ + ‘pod auxiliar’ pode ter múltiplas utilizações, para um mesmo local e com a mesma hora de entrega. Embalagens mais ou menos volumosas que podem ser recolhidas pelo próprio, objetos frágeis, valiosos ou importantes que serão entregues por mão própria pelo assistente, etc. Já não é necessário limitar as passagens, no mesmo dia, dos veículos de distribuição;
  • Easy Parking – Enquanto o assistente efetua a entrega, o ‘pod principal’ poderá estacionar-se, de forma autónoma, num lugar disponível que detetou graças ao GPS e às suas funções conectadas. Durante este tempo, não ocupará uma via de circulação, em dupla fila, nem o espaço destinado aos peões no passeio. Dirigir-se-á ao local que lhe for indicado pelo assistente, uma vez efetuada a entrega;
  • Dado que pode estacionar, consoante a utilização, em locais tão variados como um parque de estacionamento, um lugar no exterior ou no pátio de um prédio, o EZ-PRO adequa-se a todos os potenciais utilizadores finais, sejam eles particulares ou profissionais, destinatários de uma encomenda ou clientes da prestação de um serviço;
  • Pode efetuar entregas a pedido, mas também estar disponível apenas algumas horas, meio dia ou um dia inteiro no mesmo local. Os destinatários das encomendas podem, assim, escolher o momento de as recolher, consoante o tempo de que dispõem;
  • A presença do assistente permite ao EZ-PRO assegurar, igualmente, serviços de devolução de embalagens ou de envio de correspondência registada. Também pode, num dado ponto de entrega, receber novas mercadorias para as entregar noutro local. O tempo livre de que dispõe, graças às funções de condução autónoma, permite-lhe tratar, administrativamente, destas situações.

Nova experiência de entrega

Entregas rápidas, flexíveis e rigorosas, que podem ser seguidas e controladas, em tempo real, através de ferramentas digitais: estas são as novas expetativas dos consumidores que encomendam e aguardam a receção de uma encomenda. As características e o funcionamento do protótipo EZ-PRO tornam possíveis novas experiências que vão ao encontro destas expetativas e até as superam.

  • Totalmente autónomo, um ‘pod auxiliar’ do EZ-PRO pode estacionar praticamente no local de residência ou de passagem de um destinatário para facilitar a entrega. Este local pode até mesmo ser alterado durante a entrega;
  • Utilizável a pedido, o EZ-PRO adequa-se às necessidades de quem se serve dele em termos de tempo. Um comerciante pode, assim, solicitar a entrega dos seus produtos, exatamente antes da abertura da sua loja;
  • Nem todas as embalagens podem ser recolhidas diretamente pelo destinatário final. Nem todos os destinatários finais podem, forçosamente, deslocar-se para ir recolher uma embalagem;
  • O Renault EZ-PRO é um veículo de entregas zero emissões, dedicado à distribuição nos centros urbanos, capaz de assegurar a todos os habitantes entregas à porta;
  • O sistema de cacifos desbloqueáveis por smartphone do protótipo EZ-PRO garante, aos destinatários, total tranquilidade: nenhum transeunte terá acesso às encomendas em seu lugar;
  • Os cacifos e os diversos modos de entrega propostos no EZ-PRO estão adaptados à diversidade de embalagens transportadas, quer sejam objetos frágeis, livros, roupa acabada de passar a ferro, alimentos frescos ou até mesmo medicamentos;
  • Para o utilizador final, a experiência de entrega é 100% digital, desde a escolha do momento e do local de passagem do EZ-PRO, até ao bloqueio dos cacifos, passando pelo seguimento em tempo real.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Elementos técnicos

  • Carenagem
    As rodas são o único elemento da plataforma que dispõe de carenagem, que serve para proteger os elementos mecânicos e evitar as projeções.
  • Sensores
    Os sensores da condução autónoma (radares, lidars, ultrassons, câmaras) estão instalados na face interior da carenagem.
  • Elétrico
    O Renault EZ-PRO é construído sobre uma plataforma reservada à respetiva motorização elétrica (a mesma do EZ-GO) e instalada sobre o eixo traseiro.
  • 4CONTROL
    Cada ‘pod’ dispõe de um chassis 4CONTROL de quatro rodas direcionais, para oferecer mais agilidade e segurança na cidade.
  • Suspensão ativa
    As suspensões ativas permitem elevar os ‘pods’ vários centímetros quando estão em circulação, para facilitar, por exemplo, as passagens nas lombas.
  • Fixação
    A parte mais alta do ‘pod principal’ e os contentores dos ‘pods auxiliares’ são fixos à plataforma através de hastes frontais e laterais distribuídas em volta do veículo.
  • Indução
    O Renault EZ-PRO dispõe de um sistema de carregamento das baterias por indução, para permitir uma ligação automática sem intervenção humana.
  • Fotovoltaico
    Os tejadilhos tanto do ‘pod principal’ como dos ‘pods auxiliares’ estão dotados de sensores fotovoltaicos que alimentam, energicamente, os equipamentos elétricos do veículo.
  • Alerta
    Situados à frente e atrás dos ‘pods’, os frisos luminosos servem para avisar os transeuntes do que o ‘pod’ irá fazer. Por exemplo, estacionar, durante uma entrega, ou sair do lugar de paragem.

Ficha técnica

Comprimento: 4,80 m
Largura : 2,10 m
Altura: 2,20 m
Distância entre eixos: 3,88 m
Peso do pod principal autónomo: 2 500 kg
Peso do pod-robô autónomo: 2 800 kilos
Volume
– pod principal: 6m3
– pod-robô: 12 m3
Carga útil
– pod principal: 1 tonelada
– pod-robô: 2 toneladas
Motorização: 1 motor elétrico
Carregamento: indução
Rodas motrizes: traseiras
Rodas direcionais: frente/traseiras

PALAVRAS-CHAVE