Ver todas
| Test printed in single.php
| daily_views: 3
| weekly_views: , , , , , ,
| total_weekly_views: 0

Back

Auto Alentejana: Adaptação ao mercado

24 Dezembro, 2018

A Auto Alentejana é uma histórica oficina de automóveis de Santigo do Cacém que agora passa por uma nova fase da sua existência, com a adesão à rede Motrio.

TEXTO PAULO HOMEM

Já lá vão 42 anos desde que o nome Auto Alentejana existe. Dos cinco sócios iniciais, apenas dois – Fernando Lopes e José Manuel – estão atualmente aos comandos desta referencial oficina de automóveis de Santiago do Cacém.

Em 1986 começou a construir o edifício onde ainda hoje se encontra, que foi ampliado em 1997, passando desde essa altura a ter todas as valências de serviço, juntando a mecânica à colisão. Durante cerca de duas décadas representou uma marca de automóveis, até há cerca de dois anos, momento que marcou o início de um novo ciclo da vida desta oficina, passando a ser multimarca. É precisamente aqui que aparece a Motrio, passando a Auto Alentejana a assumir a imagem oficial desta rede oficinal.

A transição de marca para multimarca acabou por correr bem, levando Fernando Lopes a argumentar que “foi uma boa transição a todos os níveis e estamos satisfeitos. Era do nosso interesse aderir a esta rede, como era interesse da Motrio ter uma oficina nesta região. Felizmente já tínhamos boas instalações e uma boa equipa de profissionais, pelo que acabamos por dar continuidade ao nosso trabalho que vimos fazendo há tantos anos”.

Segundo Fernando Lopes a opção por integrar uma rede oficinal era muito importante para que a Auto Alentejana pudesse prosseguir com os seus objetivos empresariais e profissionais. “Notamos que algumas oficinas que vieram das marcas não fizeram a transição para as redes e tiveram muitas dificuldades. Por outro lado, era necessário estamos com uma rede para termos acesso a um conjunto de ferramentas, nomeadamente o diagnóstico, de modo a darmos resposta aos clientes que nos entregam os seus carros. Apesar de tudo, a Auto Alentejana já tinha também uma componente multimarca por via do nosso setor de chapa e pintura e também da mecânica”, refere o sócio gerente da Auto Alentejana.

Apesar de ainda estar numa fase embrionária do projeto Motrio, os responsáveis da Auto Alentejana reconhecem que os primeiros tempos revelaram que existe um forte apoio da própria Motrio, dizendo Fernando Lopes que “existe uma vontade da Motrio no desenvolvimento do nosso negócio, até porque são pessoas que estão dentro deste setor e percebem do que estão a fazer e isso é muito importante nós. Para ser sincero, considero que até foi muito fácil esta passagem para a Motrio”. Dessa forma a Auto Alentejana conta com o apoio da Motrio para o desenvolvimento do negócio, por exemplo, em áreas tão importantes como a formação, dados técnicos, peças, etc.

Passando agora a contar com as peças Motrio, gama que se tem vindo a desenvolver, a Auto Alentejana funciona com dois orçamentos para o cliente, um com peças de origem outro com peças de qualidade equivalente, normalmente com Motrio. “Já utilizamos as peças Motrio nos nossos orçamentos. Sabemos que a gama tem estado em constante desenvolvimento e que nos irá dar ainda mais opções no futuro para a continuarmos a trabalhar”, refere Fernando Lopes.

Para além do setor da mecânica, curiosamente é na área da colisão que a Auto Alentejana tem as suas raízes. É também aquela área que ocupa mais espaço dentro das enormes instalações desta oficina, onde há muitos anos não existem acordos com seguradoras. “Na nossa oficina mandamos nós, com as nossas regras e com os nossos métodos. Sabemos que as seguradoras tentam sempre puxar os clientes para as oficinas recomendadas, mas com a nossa qualidade de trabalho, reconhecida há muitos anos, conseguimos cativar os clientes”, refere José Manuel, sócio-gerente da Auto Alentejana mais ligado a este setor da colisão.

Há muito anos ligado à Spies Hecker ao nível das tintas, o responsável da Auto Alentejana, não abdica de trabalhar com esta marca, “não só pela qualidade da mesma”, mas também pelo facto de ter um “grande apoio” por parte do distribuidor Loja das Tintas. A empresa também já trabalha com alguns produtos Ixell, marca que tem vindo a ser associado ao projeto Motrio (ambas são da Renault).

Trabalhando por marcação, por uma questão de organização do trabalho, o responsável da Auto Alentejana diz que é cada é cada vez mais difícil fazer previsões sobre o desenvolvimento do negócio, mas que a enorme diversidade de serviços que a oficina faz (mecânica, colisão, eletricidade, pneus, estação de serviço, etc) permite oferecer um serviço muito completo. “Esperamos que este projeto Motrio nos possa também trazer mais clientes. Acreditamos muito neste projeto até pela ajuda que temos tido e estamos entusiasmados com as perspetivas de futuro”, afirma Fernando Lopes. Refira-se que a Auto Alentejana ocupa uma área de mais de 3.000 m2, dos quais 2.100 m2 são de área cobertura, incorporando uma equipa de 19 funcionários.

Auto Alentejana
Santiago do Cacém
Fernando Lopes / José Manuel
269 826 155
geral@auto-alentejana.pt
www.autoalentejana.pt

PALAVRAS-CHAVE