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Tecnologia por trás das pastilhas de travão

por Redação
24 Fevereiro, 2016

As pastilhas de travão nascem muito antes de chegarem à linha de produção. A tecnologia Jurid permite testar até ao mais ín mo pormenor o comportamento das pastilhas de travão e essa tecnologia está disponível para outros fabricantes de pastilhas de travão.

{ TEXTO CLÁUDIO DELICADO }

A Jurid é muito mais do que a marca premium de produtos de fricção eleita por alguns dos principais fabricantes de automóveis e profissionais do pós­-­venda em todo o mundo. Ao longo dos mais de 100 anos que leva no mercado, a marca da Federal­ Mogul Motorparts contribuiu de forma decisiva para a evolução das tecno­logias de travagem e o estabelecimento de exigentes standards de desenvolvimento de produtos de equipamento original, que traz depois também benefícios para o pós­ ­venda. Mas a tecnologia da Jurid vai muito mais além, já que além dos seus próprios de­ senhos, está presente nos desenvolvimentos de outros fabricantes de pastilhas de travão.

A experiência acumulada permite à Jurid ofe­recer tecnologias que cumprem as exigências e homologações dos construtores de veículos,  produtos mais duradouros, que melhoram a distância de travagem e a segurança dos con­dutores, com um desenvolvimento que res­peita cada vez mais o ambiente. Prova disso são alguns dos produtos de travagem pionei­ros introduzidos no mercado ao longo da his­tória, como as pastilhas de travão sintetizadas (1955), as pastilhas de travão de disco (1963) ou as pastilhas de travão ecológicas (1998). Tudo isto é fruto do compromisso com a inovação e o constante investimento da Federal­Mogul Motorparts em pesquisa e de­senvolvimento, do qual beneficiam também os principais fabricantes produtos de fricção de todo o mundo. A Jurid também desenha e comercializa os sistemas e dispositivos ne­ cessários para que os restantes fabricantes possam desenvolver e testar em laboratório os materiais de fricção segundo as exigências dos construtores. Tratam­se de tecnologias imprescindíveis na hora de desenvolver um produto tão sensível em matéria de segurança e conforto, como uma pastilha de travão.

 

A marca da Federal-Mogul Motorparts
contribuiu de forma decisiva para
a evolução das tecnologias de travagem


NO LABORATÓRIO

Elementos-­chave como os bancos dinamométricos Jurid Dynamometer, por exemplo, são imprescindíveis para medir a durabili­dade ou o ruído de uma futura pastilha de travão em virtude de diferentes variáveis como o peso, a velocidade ou a ventilação. Do mesmo modo, a Jurid permite aos fabri­cantes de produtos de fricção cumprir com os níveis de tolerância de compressibilidade estabelecidos por cada construtor graças ao preciso Jurid Compressibility Test Bench, um instrumento de controlo de coercibili­dade chave na hora de melhorar, ainda em laboratório, a sensação de segurança que o usuário terá ao pisar o pedal de travão. Outro dos aspetos­chave a ter em conta na fase de desenvolvimento de materiais de fricção tem a ver com o conforto. Com o Jurid ARD (Acustical Ressonante Device), os res­tantes fabricantes podem conhecer o nível de vibração e ressonância das pastilhas de travão e modificá-las dimensionalmente, acrescentando chanfros, ranhuras ou, in­clusive, modificando a sua massa total para evitar vibrações, ruídos e deterioração do produto durante o seu uso.
pastilhas de travão Jurid


ENSAIOS DINÂMICOS

Por último, a tecnologia e equipamento desenvolvidos pela Jurid  estão igualmente presentes na fase de ensaios dinâmicos sobre os próprios veículos, o que permite aos engenheiros obter as mesmas sensações que um usuário teria numa situação real.  Tudo isto é possível graças ao sistema de aquisição de dados e medida para ensaios em veículos Jurid BMS (Brake Mesuring System), capaz de registar e analisar os distintos parâmetros e medidas aportadas pelos captores repartidos por todo o veículo como temperatura da pastilha, discos, líqui­do, ambiente, desaceleração longitudinal e transversal, pressão hidráulica dos eixos, etc. É, em definitivo, a ferramenta que aporta a informação necessária para saber se um determinado produto de fricção cumprirá com as homologações do construtor e pode começar a ser produzido em série, chegando depois ao mercado.

Mais informações sobre a marca em www.fmmotorparts.com/

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Revista Pós-Venda 3
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