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SEG na linha da frente da hibridização 48V

3 Janeiro, 2019

A hibridização leve de 48V oferece um grande potencial para aumentar a eficiência dos veículos motorizados convencionais. Neste caso, um poderoso “starter-generator” de correia 48V, o BRM da SEG Automotive, substitui o alternador de 12V convencional.

Esta modificação requer apenas ligeiras modificações do grupo motriz e permite consequentemente a sua implementação com custos comparavelmente baixos. O BRM de 48V permite funções híbridas tais como a recuperação de energia no momento da travagem, o apoio de binário elétrico, a otimização do ponto de carga e um arranque particularmente suave no modo Start/Stop do motor. Adicionalmente, a potência acrescida desta solução permite o uso de componentes mais ávidas de energia ou de outros elementos de segurança. Com o uso do BRM, tudo isto é alcançado, conseguindo em simultâneo reduzir significativamente ao as emissões de CO2.

Com o seu A48V, a FEV – um fornecedor de serviços de renome no desenvolvimento de veículos – demonstra os benefícios que a tecnologia de 48V oferece na condução em condições reais. O Concept Vehicle, que a FEV desenvolveu em cooperação com a SEG Automotive e o responsável pelos motores de combustão interna da Universidade RWTH Aachen, recorre ao BRM de 48V em combinação com um compressor elétrico para aumentar significativamente a capacidade de resposta, eficiência e conforto. O uso do BRM da SEG Automotive é benéfico em dois aspetos: melhora significativamente o tempo de resposta do motor de quatro cilindros, reduzindo simultaneamente o consumo de combustível.

Com o auxílio do compressor elétrico, o binário máximo do motor de combustão é atingido apenas às 1600 rpm – 650 rpm mais cedo do que no veículo AMG A45 standard. Para além disso, a função boost do BRM fornece binário adicional ao motor de combustão, o que resulta numa resposta do motor significativamente melhorada e numa experiência de aceleração ainda mais intensa. Esses resultados são particularmente visíveis no arranque após uma paragem ou em baixas rotações. Simultaneamente, o BRM oferece uma funcionalidade Start/Stop extremamente confortável. A elevada capacidade de binário do BRM garante um arranque quase imediato do motor, o que efetivamente evita ressonâncias que prejudicam o conforto e que podem ocorrer com sistemas convencionais de Start/Stop de 12V.

O BRM também contribui significativamente para o aumento de eficiência. Durante a travagem, parte da energia cinética é recuperada e armazenada na bateria de 48V. A função de coasting oferece novas oportunidades: durante a desaceleração, o motor de combustão é desacoplado da transmissão e desligado. Como resultado, o veículo pode poupar energia cinética e manter a função de coasting por mais tempo, devido à eliminação das perdas por atrito no motor. Quando o condutor pretender acelerar, o motor de combustão liga e volta a conectar-se à transmissão de forma suave e imediata. Desta forma, em condições reais, o consumo de combustível e as emissões de CO2 podem ser reduzidas em aproximadamente 15%.

Coasting preditivo e recuperação

Noutro projeto de cooperação entre a FEV, a SEG Automotive e o responsável pelos motores de combustão interna da Universidade RWTH Aachen, a função de coasting foi ainda otimizada mediante uma função de recuperação preditiva.

Para este propósito, um sistema de sensor baseado em câmeras deteta os veículos que viajam à sua frente. Quando o condutor tira o pé do acelerador, um algoritmo de previsão calcula se faz sentido mudar para o modo coasting ou se desaceleração será necessária para manter a distância de segurança entre veículos. O BRM consegue então regular automaticamente o grau de desaceleração, de forma a que os travões mecânicos não tenham de ser acionados. Deste modo, aumenta-se o conforto, já que o condutor não precisa de intervir e consegue aumentar-se a quantidade de energia recuperada, o que mais uma vez tem um efeito positivo no consumo de combustível. Esta estratégia de coasting preditivo e de recuperação é um excelente exemplo de como a eficiência do grupo motriz pode ser significativamente aumentada através de softwares inteligentes.

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