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GEP – Gestão de peritagens: Pela qualidade e imparcialidade

10 Janeiro, 2019

A GEP atua de acordo com as regras e princípios que orientam a atividade, procurando, através da certificação dos seus prestadores de serviços de peritagem, garantir um serviço transparente e célere.

TEXTO NÁDIA CONCEIÇÃO

A GEP tem mais de 20 anos de atividade na prestação de serviços de peritagem automóvel, averiguação de sinistros, reconstrução técnica de acidentes, peritagem patrimonial e outros serviços de avaliação, “sendo atualmente a empresa líder no mercado nacional. Somos tecnicamente rigorosos: entregamos aos nossos clientes a informação necessária que permite a sua tomada de decisão e quantificação dos valores a indemnizar”, explica Bruno Militão Ferreira, Administrador da GEP. Para o ramo auto, a empresa trabalha com peritos na avaliação automóvel e averiguação de sinistros.

Estes peritos, que colaboram com a empresa através de contratos de prestação de serviços, são certificados pelo Centro Zaragoza e, para além desta certificação, a empresa privilegia a experiência e a formação académica, mas sobretudo a seriedade e a integridade destes profissionais.

A distribuição dos serviços pelos peritos é efetuada de forma aleatória, mas também de acordo com o tipo de sinistro, tendo por base a especialidade de cada profissional e a zona geográfica.

SERVIÇO

Um dos princípios que norteiam a forma de trabalhar da GEP passa pela análise dos danos no ato da peritagem e depois com o acompanhamento da reparação.

“A nossa peritagem não se resume a efetuar o levantamento de danos e a respetiva orçamentação. Fazemos o acompanhamento de todo o processo de reparação. Esta forma de estar aproxima-nos da realidade e permite-nos acompanhar todo o processo, minimizando eventuais desvios. A nossa cobertura estende-se a todo o território nacional, o que nos permite dar uma resposta imediata”, refere Bruno Militão Ferreira.

O modelo da GEP assenta numa prestação de serviços célere e rigorosa. “Temos níveis de serviço contratados com os nossos clientes e também com os nossos prestadores. Somos muito rigorosos no seu cumprimento, o que nos permite executar serviços de peritagem no próprio dia e nesse mesmo dia entregar um resultado”. Além disso, a GEP fomenta a transparência e o diálogo, de forma a tornar a relação entre o cliente e o perito mais próxima. “Além da competência técnica, esperamos que os peritos sejam também consultores do cliente final, que, de forma totalmente transparente, expliquem tecnicamente o resultado da sua avaliação”, e acrescenta: “os prestadores de serviço que a GEP contrata atuam com cordialidade, transparência e profissionalismo, fatores que na nossa perspetiva são diferenciadores no mercado. Apesar dos níveis de exigência e rigor na atuação junto das oficinas, o feedback que recebemos é 33muito positivo e a relação com as oficinas é bastante boa”. Quanto ao cliente final, os indicadores que a GEP dispõe através dos inquéritos de satisfação revelam que a área da peritagem é um dos itens melhor pontuados.

FORMAÇÃO

A GEP é certificada com o referencial NP EN ISO 9001:2008 e acreditada pela DGERT para prestar serviços de formação. Bruno Militão Ferreira é da opinião que o principal desafio na área da formação é “a necessidade constante de nos mantermos atualizados face aos desenvolvimentos tecnológicos: os novos materiais e sistemas de segurança ativa e passiva, novas ferramentas de reparação de carroçaria ou novas técnicas de reparação de aço, plásticos e alumínio. O automóvel como hoje o conhecemos será alterado num curto espaço de tempo, e teremos que acompanhar essa evolução”.

FRAUDE

Nas peritagens auto, as situações mais comuns com que a GEP se depara são o agravamento de danos, as tentativas de enquadramento de danos de outros sinistros, a recuperação de peças consideradas novas na orçamentação e a troca de qualidade de peças. “Importa sublinhar que a relação de confiança que temos estabelecido com as oficinas, que nos têm ajudado a identificar estas situações determina que, ainda que sendo as mais comuns, estas tenham vindo a diminuir de forma acentuada”. Bruno Militão Ferreira indica que as novas tecnologias têm também auxiliado na deteção de fraudes. “O aparecimento de ferramentas de orçamentação permitiu a correta identificação das peças e a consequente diminuição de inconformidades associadas ao preço das mesmas. A evolução na facilidade da pesquisa também veio facilitar este controlo”.

Futuro

As novas tecnologias são uma ameaça à profissão de perito?

A tendência será uma cada vez maior especialização. O maior desafio que temos pela frente na área da peritagem passa por integrarmos novos desenvolvimentos tecnológicos no modelo operacional atual. A digitalização que já está em curso na GEP, trará maior rapidez na execução dos serviços, através de soluções inovadoras, facilitadoras e ajustáveis às necessidades de cada um, que irá traduzir-se no aumento dos níveis de satisfação e comodidade dos nossos clientes. A peritagem digital e os modelos de inteligência artificial serão, num curto espaço de tempo, potenciadores de poupança e simultaneamente criadores de oportunidades em novas áreas de negócio. Os peritos vão ter um papel determinante neste processo.

Quais são as apostas futuras da GEP?

Projetamos o futuro com grande otimismo e esperando muitos desafios. O futuro da GEP passa pela diversificação dos serviços que prestamos, entrando em novas áreas de negócio em que seja possível aplicar o nosso conhecimento e experiência, pela introdução de desenvolvimentos tecnológicos na forma como executamos os nossos serviços, como por exemplo a peritagem digital, a introdução de ferramentas de inteligência artificial e a utilização de drones, o que de resto já estamos a fazer e, naturalmente, pelo projeto internacional: desde 2015 que apoiamos a Fidelidade Angola e estamos agora a preparar-nos para iniciar a atividade em Cabo Verde e a estudar oportunidades em outros mercados. Estamos a desenvolver uma aplicação, estando já em fase de testes, que permite aos nossos clientes o acompanhamento de forma digital de todas as fases da reparação das suas viaturas.

GEP – Gestão de Peritagens
Lisboa
Bruno Militão Ferreira
bruno.militao.ferreira@gepsa.pt
geponline.gepsa.pt

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