Tiago Carvalho, Diretor de Pós-Venda da Kia Portugal, faz para a PÓS-VENDA um balanço muito positivo da atividaade oficinal e peças desta marca coreana no mercado português.
Qual o número de viaturas assistida na rede oficial da marca? Qual foi a evolução deste indicador (em %) face a 2017 e face aos anos anteriores?
O total entradas de viaturas KIA em 2018 rondou as 45.000, registando uma evolução de + 18% face ao ano anterior.
Qual a percentagem do parque circulante da vossa marca que é assistido na rede e qual a evolução deste indicador?
Pela fidelização que os 7 Anos de garantia representam e pelo forte crescimento que o parque circulante Kia tem registado nos últimos anos, a nossa taxa de fidelização num parque circulante a 6 anos atinge valores superiores a 75%.
Como evolui o rácio de consumo de peças dentro da oficial face à venda de peças ao “exterior”?
Ano após ano o consumo de peças originais Kia tem vindo a aumentar dentro da nossa rede oficial de reparadores, este facto deve-se ao constante crescimento do número de viaturas Kia em circulação e a alta fidelização dos nossos clientes à Rede Oficial KIA, pelo menos, até ao 7ºano de idade da viatura, também na venda de peças ao exterior registamos crescimento, embora mais baixo e com menos representatividade que o consumo de peças dentro da rede oficial, porque este canal está principalmente focado nas viaturas e parque circulante mais antigo.
Quais foram as principais novidades introduzidas na rede pós venda oficial da marca em 2018 (novas concessões, novos reparadores autorizados, novas oficinas oficiais, etc)?
Em 2018 aumentamos a nossa cobertura nacional com a abertura de mais um ponto de Venda e Assistência KIA em Penafiel e Fundão, Concessionário AMF – António Martins & Filhos Lda e Concessionário AMATOS CAR respetivamente.
Quais serão os principais investimentos ou apostas para 2019, ao nível do pós-venda da vossa marca?
Em 2019 continuaremos a manter o nosso foco na satisfação dos nossos Clientes com a rede de reparadores KIA, assim como a continuidade estratégica do preçário de Peças & Acessórios competitivo, característicos da imagem de marca KIA.