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Scania explica vantagens da utilização do gás natural

A Scania, como fabricante de referência em veículos a combustíveis alternativos, com mais de uma década no desenvolvimento de motores desenhados para funcionarem a gás, notou a tendência para a utilização do gás natural no transporte terrestre e explica as vantagens da utilização deste combustível.

A  Natural & bio Gas Vehicle Association Europe (NGVA) registou um crescimento do uso do GNL em 348% desde 2013 e, marca uma previsão para 2030 de 400.000 camiões de GNL. A Scania notou este aumento.

“Atualmente, o gás natural e o biogás são a única opção de combustível para ajudar na descarbonização do transporte pesado de mercadorias e passageiros. A venda de veículos Scania movidos a gás cresceu exponencialmente, apresentando uma margem de crescimento considerável. O pedido de informação e ofertas relacionadas é constante. Relativamente a 2019, esperamos duplicar as nossas vendas de combustíveis alternativos. Para a Scania, este combustível nem sequer é algo novo, porque desenvolvemos motores de gás há mais de uma década e já trabalhamos com este combustível desde o princípio do século”, comenta Manuel Arias, responsável pela sustentabilidade da Scania Ibérica.

É manifesto o crescente interesse por este combustível e muitos transportadores estão mesmo a pensar começar a utilizá-lo e seguir a senda de algumas empresas que possuem já uma percentagem elevada da sua frota a circular com gás. Face a esta situação, são muitas as perguntas de qualquer transportador na hora de mudar para o gás.

De acordo com a Scania, são estas as principais vantagens do gás natural como combustível para veículos:

  • Rentabilidade, resultante sobretudo do menor consumo do veículo face ao equivalente diesel e pelo preço do gás natural, como combustível.
  • Redução das emissões de CO2 até 15-20% no caso do gás natural e até 90% no caso do biogás. São estas as emissões que produzem efeito de estufa e aceleram o aquecimento global do planeta.
  • Redução extra das emissões reguladas pelas normas Euro: NO2 em 100%, NOX em 80%, PM (partículas em suspensão) em 96% e SO2 (dióxido de enxofre) em 100%*. São estas as emissões que se acumulam nas cidades onde são produzidas, afetando negativamente a saúde das pessoas que as inalam.
  • Autonomia até 1600 km na gama atual de motores Scania, que abrange desde 280 CV a 410 CV.
  • Redução das emissões de ruído até 50%*. Este fator é importante, sobretudo no que se refere à distribuição nocturna de mercadorias. Possibilidade de cumprir com a normativa PIEK sobre o nível de ruído.
  • Redução do consumo de combustível.
  • Acesso a cidades europeias com restrições, devido a contaminação elevada.
  • Imagem de empresa sustentável, comprometida com o meio ambiente através da adopção deste combustível.

Existem atualmente 11 postos de abastecimento de gás natural a operar em Portugal. O resto da Europa tem milhares de postos de GNC e estão em permanente crescimento os postos de GNL. Estes números estão a aumentar progressivamente, tal como confirma a Associação Ibérica do Gás Natural Comprimido e do Gás Natural Liquefeito (GASNAM). Não restam dúvidas de que o facto de existir ou não uma infraestrutura é determinante para popularizar este combustível alternativo.

A Scania coloca à disposição dos utilizadores um site na Internet para informar das opções que a marca pode proporcionar no gás.

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