Ver todas
| Test printed in single.php
| daily_views: 2
| weekly_views: , , , , , ,
| total_weekly_views: 0

Back

David Moneo, Diretor Motortec Automechanika Madrid: “O aftermarket ibérico não deixa de me surpreender”

21 Fevereiro, 2019

David Moneo, Diretor da Motortec Automechanika Madrid desde abril de 2018, revelou à PÓS-VENDA todas as novidades do certame para a edição deste ano, e a importância desta feira para o pós-venda europeu e mundial.

Que avaliação faz dos primeiros meses como Diretor da Motortec Automechanika Madrid?

É um grande desafio profissional ser responsável, não apenas pela Motortec, mas por todos os principais salões relacionados com o setor automóvel e de mobilidade em Espanha, que trazem ao público os grandes avanços tecnológicos e inovações voltados para o setor de mobilidade e que irão modificar para sempre a forma como nos movemos. Têm sido meses muito intensos e de um grande enriquecimento pessoal e profissional. O setor do aftermarket ibérico não deixa de me surpreender pelo seu dinamismo e profissionalismo. O setor dá uma grande importancia à realização da feira Motortec. Consideram-no um dos eventos mais relevantes e, portanto, edição após edição, a Motortec tem sido um verdadeiro sucesso, uma vez que as atenções de todo o setor pós-venda se voltam para a feira, onde todos têm um lugar e se sentem representados.

Quais as principais novidades que irá implementar na edição de 2019?

Para além das soluções propostas pelas empresas participantes – o que demonstra o perfil inovador deste setor – a Motortec Automechanika Madrid volta a implementar a Galeria de Inovação, projetada para dar ainda mais visibilidade ao esforço de pesquisa e desenvolvimento por parte da indústria do pós-venda. Nesta edição, também daremos especial atenção à Responsabilidade Social Corporativa, com inúmeras iniciativas que visam potenciar o talento, o empreendedorismo, o compromiso e a economia circular, muito presente neste momento no setor. Tenho uma ótima equipa que me apoia e me irá ajudar para que cada feira se torne uma autêntica experiência de conhecimento e inovação. Se há um setor que nos próximos anos irá experimentar uma 19mudança significativa e disruptiva, é o da mobilidade. Essas mudanças são causadas por inovações tecnológicas, portanto, o nosso principal objetivo será antecipar mudanças, mostrar as últimas inovações e ajudar as empresas a transformar as ameaças – que podem aparecer num futuro próximo – em oportunidades.

Que tipo de atividades paralelas irão existir este ano?

Há um grande número de atividades planeadas para a Motortec Automechanika Madrid 2019. O programa de conferências profissionais é um dos pontos mais importantes e de maior valor acrescentado desta feira. Destaca-se a 2ª edição do Melhor Técnico Motortec, que procura reconhecer e premiar o melhor técnico de Espanha e Portugal, e também a XVI edição do Concurso Técnico Jovem de Automotivo e a I Edição do Concurso de Jovens Técnicos de Reparação Automóvel. Também é muito importante o dia das estações de serviço, onde serão abordadas questões como a regulamentação, digitalização e mobilidade sustentável.

Como tem evoluído a procura de espaços, em comparação com edições anteriores?

A procura por espaços para a Motortec, até ao momento, superou em 5% a área ocupada na edição anterior. A resposta das empresas está a ser muito positiva, por isso acreditamos que daqui até a sua conclusão, irá melhorar ainda mais os números de participação, tanto em relação ao espaço contratado como em número de participantes, que acreditamos que irá exceder as 650 empresas.

Qual será a presença de visitantes europeus e do resto do mundo?

Espera-se que a edição deste ano ultrapasse os 60 mil visitantes profissionais, incluindo representantes de mais de 30 mil oficinas em Espanha e Portugal. Mas, além disso, e dado o poderoso perfil internacional da feira, esperamos receber profissionais de todo o mundo. Também importa referir o programa de compradores internacionais convidados, oriundos de mercados indicados pelos nossos expositores, e que, através de um cronograma de reuniões B2B previamente agendadas, será de grande interesse para os clientes.

Como caracteriza a situação atual do pós-venda ibérico e qual a importância desta feira para o setor?

O setor pós-venda goza de boa saúde em Espanha e Portugal, de acordo com todos os indicadores e do feedback que recolhemos de empresas e associações. Por seu turno, a Motortec Automechanika Madrid está consolidada, há já algum tempo, como a feira de pós-venda de referência, não só da Península Ibérica, mas também do sul da Europa. Além disso, a condição de ser uma ponte entre a Europa, a América Latina e o Norte de África torna este salão uma referencia, não só a nível europeu, mas também a nível mundial.

Javier Sanz de Andino
Diretor Comercial Motortec Automechanika Madrid

Quanto representa, no momento, cada um dos setores na feira?

Os setores com maior representatividade são os de Peças e Componentes e Reparação e Manutenção, com quase 36% da área ocupada, seguindo-se os acessórios e personalização (7,52%), estações de serviço e lavagem (7,51%), eletrónica e sistemas (4,52%), pneus e baterias (3,52%), associações e media (1,76%), gestão de concessionários e oficinas (1,60%) e sistemas alternativos de condução (1,03%).

O aumento de veículos elétricos e a menor necessidade de componentes irá afetar a participação destas empresas na feira?

A curto/médio prazo não afeta, pois a implantação do veículo elétrico é progressiva mas lenta e, no momento, o que faz é aumentar a oferta de novos componentes, complementando os de um veículo tradicional, com o qual coexistirá ainda por muito tempo.

PALAVRAS-CHAVE