Ver todas
| Test printed in single.php
| daily_views: 2
| weekly_views: , , , , , ,
| total_weekly_views: 0

Back

ZF Aftermarket dá dicas sobre reparação de transmissões

21 Fevereiro, 2019

A ZF Aftermarket explica as diferenças no design de sistemas de transmissão, esclarece de que forma o seu centro de competências especializado em Dortmund pode ajudar os clientes com sistemas de transmissão ZF e de outros fabricantes e apresenta o procedimento desde a verificação inicial até ao diagnóstico e à reparação com peças de qualidade OEM (fabricante de equipamento original).

Através do seu centro de competências em Dortmund, a ZF Aftermarket possui conhecimentos especializados para reparar profissionalmente os sistemas de transmissão da maioria dos fabricantes de veículos, recorrendo a peças de substituição de qualidade OEM.

Para o condutor, a diferença é entre transmissões manuais e automáticas. Um comutador manual é totalmente mecânico, ao passo que a transmissão automática distribui a potência do motor através de um conversor de binário e não de uma embraiagem. As transmissões híbridas são também concebidas sem uma unidade de embraiagem e possuem um mecanismo de mudança automático assim como uma embraiagem separável com um binário de resistência reduzido.

Normalmente, a transmissão de um automóvel de passageiros tem uma vida útil igual à do veículo. No entanto, erros no processo de mudanças, desgaste e contaminação, bem como um óleo da transmissão usado ou em falta, podem limitar a funcionalidade e os danos nos componentes exigem uma reparação profissional.

Uma vez que todas as transmissões dos veículos ligeiros são expostas diariamente a tensões elevadas, um funcionamento incorreto, peças periféricas do veículo defeituosas ou a falta de manutenção podem rapidamente dar origem a danos. Muitas vezes, os danos nas transmissões são indicados por ruídos de trepidação metálica ou vibrações durante a mudança de velocidades. Em muitos casos, basta substituir pequenos componentes desgastados, como rolamentos de agulhas, anéis sincronizadores, mangas de mudanças ou vedantes, ou repor o nível de óleo correto. Ignorar esses sintomas pode originar graves danos no interior da unidade da engrenagem, o que resulta em custos de reparação consideravelmente mais elevados.

Velocidades do motor desnecessariamente elevadas e a acumulação de erros nas mudanças podem também acabar por originar defeitos. No caso das caixas de velocidades manuais, o funcionamento incorreto deve-se normalmente à aplicação tardia ou à libertação prematura do pedal da embraiagem, ou ao engate da velocidade incorreta. Um erro de funcionamento frequente nas transmissões automáticas é a mudança da velocidade D para R com o veículo ainda em andamento.

Existem sintomas que indicam danos na transmissão, mas que são originados por um componente que interage com a mesma, como, por exemplo, uma embraiagem, um volante bimassa ou um sensor de massa de ar defeituoso.

Passo a passo: reparação da transmissão

Os especialistas da ZF Aftermarket têm um processo de reparação de transmissões profissional, estruturado e claramente definido: diagnóstico da avaria, limpeza, desmontagem, manutenção e, em função dos requisitos, reparação ou substituição de peças específicas. Devido à complexidade técnica das transmissões, a ZF Aftermarket recomenda que as oficinas realizem sempre um diagnóstico, uma manutenção e uma reparação abrangentes em colaboração com um Service Partner ZF.

Passo 1: diagnóstico e interpretação dos dados do veículo

A base de um diagnóstico fiável é a leitura da memória de avarias e a interpretação altamente especializada de todos os dados relevantes do veículo. São utilizados dispositivos de diagnóstico para auxiliar a resolução de problemas de forma profissional e sistemática em todo o veículo.

Desenvolvido para produtos ZF, o dispositivo de diagnóstico ZF Testman centra-se na tecnologia de transmissões. Contrariamente a outras soluções de diagnóstico, o sistema também pode ser utilizado com transmissões que já foram removidas. Desta forma, é possível ler os componentes eletrónicos da transmissão, verificar dados estatísticos e dinâmicos do veículo, obter informações não filtradas da memória de avarias do automóvel, preparar componentes ZF e reproduzir o software de componentes específicos.

Para avarias esporádicas, a Unidade de bordo Vivaldi baseada na Web e a plataforma telemática ZF Openmatics correspondente proporcionarão futuramente uma solução inteligente para permitir um diagnóstico fiável durante a utilização do veículo.

Passo 2: limpeza da unidade da engrenagem

Após a identificação das causas da avaria, é efetuada a limpeza da caixa de velocidades. Isto significa que depósitos e resíduos de sujidade incrustados são removidos com a ajuda de tecnologia de jato de areia.

Passo 3: desmontar a unidade da engrenagem

Em seguida, a ZF Aftermarket analisa os componentes no interior da transmissão. Para o fazer, a transmissão é completamente desmontada, as peças são inspecionadas individualmente e, se necessário, medidas. O conversor de binário das transmissões automáticas é esvaziado, limpo e verificado.

Passos 4 e 5: reparar e inspecionar componentes mecatrónicos

Após a reparação, as transmissões manuais são ligadas no suporte de montagem e testadas relativamente ao ruído. No caso das transmissões automáticas, o banco de testes Hydra verifica os componentes mecatrónicos em condições de utilização reais. Para simular condições de temperatura e pressão realistas, o óleo da transmissão é aquecido até 75 °C.

Passos 6 e 7: montagem e testes finais no banco de testes

Após a montagem, a unidade da engrenagem é atestada com óleo novo. O Grupo ZF desenvolveu um inovador dispositivo de testes específico para transmissões automáticas destinado à execução de rigorosos testes de aperto e funcionalidade, existindo apenas três em todo o mundo e estando a sua utilização a ser alargada às transmissões não IF. Por fim, o software da transmissão automática é reposto para o respetivo estado original. O processo de reparação é concluído com a execução de um teste final da transmissão no veículo.

Competência em sistemas da ZF Aftermarket

Os principais pré-requisitos para reparar danos em transmissões são conhecimentos especializados abrangentes e um elevado nível de competências de diagnóstico para caixas de velocidades de todas as marcas. A rede mundial de Service Partners ZF fornece assistência a oficinas independentes na reparação de transmissões complexas, sendo um fornecedor de serviços sólido e orientado para a qualidade.

A ZF Aftermarket disponibiliza também peças de substituição e óleos de transmissão de qualidade OEM. Desta forma, é possível garantir reparações rápidas, incluindo substituições em conformidade com o estado de produção em série.

PALAVRAS-CHAVE