Ver todas
| Test printed in single.php
| daily_views: 2
| weekly_views: , , , , , ,
| total_weekly_views: 0

Back

SportContact 6 é o novo UHP da Continental

10 Setembro, 2015

Com o novo SportContact 6, a Continental dá continuidade à sua gama bem-sucedida de pneus de alta performance. O novo produto de alta tecnologia criado no departamento de desenvolvimento em Hanôver já está à venda.

Foram produzidas 41 dimensões para jantes com diâmetros entre 19 e 23 polegadas. O novo pneu superdesportivo é particularmente adequado para carros desportivos como o Audi R8 ou o Porsche 911, bem como para veículos como o BMW 5 Series ou o Mercedes AMG. A gama inclui também um pneu adequado para o Tesla S, um veículo elétrico. A Continental espera que este segmento de mercado se torne cada vez mais popular junto dos clientes e prevê um crescimento anual de mercado de cerca de 10% para os vários tamanhos do novo SportContact 6. O novo pneu de alta tecnologia recebeu o primeiro certificado de qualidade: a Honda escolheu o pneu para o novo Civic Type R ainda antes do seu lançamento oficial e conseguiu a volta mais rápida no Nordschleife em Nürburgring. Estão em preparação mais aprovações por parte de marcas automóveis consagradas.

Uma história de sucesso: A gama SportContact

O primeiro pneu de alta performance, o “ContiSportContact”, foi lançado no mercado em 1994. Tal como era habitual naquela altura, surgiu a partir da prensagem a quente em tamanhos entre as 13 e as 20 polegadas. Em pouco tempo tornou-se o favorito dos tuners e também dos fabricantes de automóveis. Por exemplo a Audi, Porsche, BMW, Mercedes, Abt, e Hartge usaram este pneu desportivo nos equipamentos de série dos seus modelos topo de gama. Mas os pneus também foram um sucesso junto dos consumidores. O sucessor – o ContiSportContact 2 – chegaria sete anos depois.

Atualmente, a indústria dos pneus espera ciclos mais curtos de produtos, pois os progressos realizados em Pesquisa & Desenvolvimento chegam rapidamente aos condutores. Todos os pneus “ContiSportContact” tiveram um sucesso comprovado: para além de vários testes bem-sucedidos na imprensa especializada, os produtos topo de gama da Continental somaram mais de 250 aprovações por parte dos fabricantes de automóveis e dos especialistas em tuning. Desde então, os parâmetros de performance para pneus de alta tecnologia não foram a única coisa que melhorou significativamente – o novo SportContact 6, por exemplo, tem sido sistematicamente aprovado para velocidades até 350 km/h – e as dimensões também aumentaram. O mais recente membro da família de pneus de alta tecnologia da Continental está disponível para jantes com diâmetros entre 19 e 23 polegadas.

Segmento de mercado “UHP” (Ultra High Performance) com taxas de crescimento de quase 10%
Embora o mercado europeu de pneus esteja relativamente estável, o segmento de alta performance tem expetativas de que os seus produtos “UHP” apresentem boas oportunidades de crescimento. As previsões da Continental sugerem que os pneus para jantes em tamanhos de 17 e 18 polegadas (que agora são bastante procurados) terão um crescimento anual de cerca de 5% até 2020 e o fabricante de pneus espera que este segmento atinja um volume de cerca de 37,3 milhões de unidades em 2020. A procura de pneus com diâmetros entre as 19 e as 23 polegadas deverá aumentar ainda mais: é esperado um crescimento médio anual de 9%, o que equivale a 7,5 milhões de pneus em 2020. Uma análise mais detalhada das previsões mostra que quanto maior for o pneu, maior é o crescimento. As expetativas de crescimento para os pneus de 19 polegadas são de cerca de 8% e para os pneus de 20 polegadas de cerca de 10%; os especialistas acreditam que os pneus com diâmetros de 21 polegadas (ou superiores) terão um crescimento anual de cerca de 14%. Isto significa que a procura neste segmento será praticamente o dobro em 2020.

A Continental espera que o novo SportContact 6 atinja bons níveis de aprovação não apenas junto dos condutores, mas também junto dos fabricantes de automóveis. Atualmente cerca de um terço dos novos veículos dos fabricantes europeus saem da fábrica com pneus Continental. Embora os clientes de equipamentos originais sejam muito exigentes – especialmente na União Europeia – os técnicos em Hanôver estão otimistas. Sentem-se incentivados pela aprovação inicial recebida antes do lançamento no mercado. A Honda já está a equipar o seu novo Civic Type R com o SportContact 6, permitindo-lhe estabelecer um novo recorde no Nordschleife da lendária pista de Nürburgring.

PALAVRAS-CHAVE