Ver todas
| Test printed in single.php
| daily_views: 2
| weekly_views: , , , , , ,
| total_weekly_views: 0

Back

Elevação do eixo tandem melhora consumos nos camiões Volvo

por Redação
11 Setembro, 2015

Melhor aderência e redução de 4% do consumo de combustível é o resultado do novo sistema de elevação do eixo tandem apresentado pela Volvo Trucks.

A nova função da Volvo Trucks, a Elevação do Eixo Tandem, permite desativar e elevar o segundo eixo motriz. Isso permite uma melhor aderência ao piso e um consumo de combustível até 4 por cento inferior quando o camião é conduzido sem carga. Esta nova função foi concebida para transportes pesados com cargas transportadas numa direção e viagens de regresso sem carga, por exemplo, quando se transporta madeira ou em operações de construção ou de transporte a granel.

“Com a Elevação do Eixo Tandem, o segundo eixo motriz pode ser desativado e as rodas elevadas quando o camião é conduzido vazio. Isso proporciona muitas vantagens, sendo a mais importante a poupança de combustível. Conduzir com o segundo eixo motriz elevado poupa até 4 por cento de combustível em comparação com ter todos os eixos em baixo”, explica Jonas Odermalm, diretor do segmento de construção da Volvo Trucks.

Substituindo o diferencial no primeiro eixo motriz por uma embraiagem (de dentes), o segundo eixo motriz pode ser desativado e elevado. Assim, o motorista tem acesso à potência e capacidade de dois eixos motrizes (6X4) e também à melhor capacidade de manobra de um único eixo motriz (4X2). Além disso, conduzir com o segundo eixo motriz elevado também reduz o ângulo de viragem em um metro, desgastando menos os pneus e os sistemas de suspensão.

“A Elevação do Eixo Tandem é perfeita para transportes em que as condições do piso ou os pesos brutos dos veículos exigem um camião com dois eixos motrizes, mas em que o veículo regressa vazio ou pouco carregado na direção oposta. Em superfícies escorregadias ou macias, o motorista pode aumentar a pressão sobre o primeiro eixo, elevando o segundo eixo motriz, o que resulta numa melhor aderência e reduz o risco de ficar preso”, explica Jonas Odermalm.

A Elevação do Eixo Tandem também proporciona ao motorista um maior conforto quando o camião é conduzido sem carga, o que, em muitos casos, corresponde a 50 por cento do tempo de trabalho. O ruído no interior da cabina é reduzido as vibrações no volante diminuem quando apenas os pneus de um eixo motriz estão em contacto com a estrada.

A Elevação do Eixo Tandem está disponível para o Volvo FM, Volvo FMX, Volvo FH e Volvo FH16.

Veja o vídeo:

 

Mais informação em www.volvotrucks.co.pt

PALAVRAS-CHAVE