Ver todas
| Test printed in single.php
| daily_views: 2
| weekly_views: , , , , , ,
| total_weekly_views: 0

Back

Dacia disponibiliza nova caixa de velocidades Easy-R

No início de 2016 a Dacia irá integrar na sua gama uma nova oferta de uma caixa de velocidades pilotada que recebe a designação “Easy-R”. Esta caixa de cinco velocidades está associada ao motor a gasolina TCe 90 com Stop & Start.

Associada ao motor TCe 90, a nova caixa de velocidades pilotada Easy-R concilia consumos reduzidos a um maior conforto de utilização e estará disponível a um nível de preço acessível em coerência com os valores da marca Dacia.

O motor TCe 90 Stop & Start, com um binário máximo de 140 Nm, equipado com a caixa Easy-R anuncia consumos em ciclo misto de 4,9L/100km e emissões de CO2 de 109g/km, idêntico às de uma caixa manual, mas sem o pedal de embraiagem.

A caixa Easy-R dispõe de 2 modos de condução : Drive ou Manual (Impulsional).

No modo Drive é o calculador que comanda as passagens de caixa em função das informações sobre o regime do motor, a velocidade, o tipo de condução, etc. No modo Manual / Impulsional, é o condutor que efectua as passagens de caixa. Neste modo, a caixa selecciona o melhor compromisso entre o consumo e a aceleração evitando a circulação em regimes de rotação do motor demasiado baixos ou demasiado elevados.

Para ativar o modo Manual / Impulsional, o condutor apenas tem de colocar a manete da caixa na posição M e, em modo sequencial, utilizar o “+” para subir as relações e o “-“ para reduzir. No caso de ser preciso realizar uma forte aceleração a caixa reduz automaticamente (kick down) e pode mesmo reduzir uma ou duas relações de forma a obter a máxima potência do motor.

Na posição Drive, o recuo em subidas desaparece uma vez que o automóvel se move assim que se retira o pé do travão (em complemento do Hill Start Assist). Esta função é também particularmente útil para manobras a baixa velocidade ou em engarrafamentos.

A caixa Easy-R oferece um nível de consumos e de emissões de CO2 idênticos ao da caixa manual. E como os accionadores apenas são solicitados para a mudança de relação, o consumo energético da caixa Easy-R é bastante mais reduzido que o de uma caixa automática tradicional.

A utilização de tecnologias electromecânicas em vez de hidráulicas permite, de acordo com a Dacia, assegurar uma maior durabilidade e fiabilidade. Antes de ser colocada no mercado, a caixa Easy-R foi sujeita a 130 000 horas de testes em banco de ensaios. Para além disso 100% das caixas Easy-R são controladas depois da sua montagem na fábrica.

Dacia

Mais informações em www.dacia.pt

PALAVRAS-CHAVE