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Mazda apresenta conceito SKYACTIV-VEHICLE DYNAMICS

A Mazda Motor Corporation desvendou o conceito SKYACTIV-VEHICLE DYNAMICS, a sua mais recente gama de tecnologias para o controlo dos movimentos de um veículo, integrando o primeiro desses sistemas – denominado G-Vectoring Control (GVC) – num modelo, no caso a geração 2017 do Mazda3, gama que iniciou agora a sua comercialização no Japão.

O conceito SKYACTIV-VEHICLE DYNAMICS é o mais recente produto da filosofia de desenvolvimento da Mazda centrada no ser humano. Ao fornecer um controlo integrado do motor, da transmissão, do chassis e da carroçaria, o objectivo final do GVC e dos futuros sistemas no âmbito do SKYACTIV-VEHICLE DYNAMICS é aumentar a sensação de Jinba Ittai que a Mazda busca em todos os seus modelos. Por outras palavras, dar aos condutores um forte sentimento de ligação ao seu automóvel.

Numa nova abordagem, o conceito G-Vectoring Control recorre ao motor para melhorar o comportamento do chassis e, com isso, incrementar o conforto em estrada. Trata-se do primeiro sistema do mundo* a fazer variar o binário do motor com base nos inputs na direcção, controlando, assim, as acelerações lateral e longitudinal, e as próprias forças de desaceleração com vista à otimização da carga vertical em cada roda. Tal melhora a tracção, inspirando a confiança do condutor e aumentando o prazer de condução. O comportamento do carro aproxima-se das intenções do condutor, contribuindo para a redução das habitualmente necessárias correcções na direção, até mesmo aquelas que se fazem inconscientemente, reduzindo-se, com isso, a fadiga do condutor. E pela suavização das transições das forças, o GVC aumenta o conforto pela diminuição da oscilação do tronco.

A tecnologia beneficia todos os condutores, independentemente da sua experiência ao volante e numa ampla gama de situações, incluindo trajectos a baixa velocidade em meio urbano, viagens em autoestrada a alta velocidade, estradas sinuosas e mesmo durante manobras de emergência. Na verdade, o GVC é especialmente eficaz em superfícies mais ásperas (como por exemplo estradas não pavimentadas) ou escorregadias (devido à chuva ou neve), onde o sistema melhora significativamente a maneabilidade do veículo.

O GVC é altamente versátil, sendo compatível com qualquer tipo de veículo, desde que equipado com um motor SKYACTIV, para permitir o necessário controlo preciso sobre a entrega de binário, e com um SKYACTIV-Chassis, que permite um tal desempenho dinâmico superior.

Sendo um sistema assente num software, não há qualquer acréscimo em termos de peso, pelo que o sistema está também em linha com o objectivo de redução da grama (peso), amplamente procurado pelos engenheiros da Mazda. O GVC chegará aos modelos comercializados na Europa mais tarde no corrente ano.

 

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