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Hella sugere revisão do sistema de climatização

por Redação
18 Julho, 2016

Os perigos do calor ao volante são grandes e é nesta altura do ano que mais se fazem sentir, alerta a Hella. É também uma boa oportunidade de negócio para as oficinas.

Há alguns anos, a Universidade de Wuppertal, na Alemanha, levou a cabo um estudo para determinar a relação entre a temperatura e a condução. Os resultados mostraram que o calor precipita os condutores a tomar decisões erradas, aumenta o seu tempo de reação e, inclusive, a sua agressividade. Os erros ao volante são mais comuns com calor.

As conclusões do estudo mostravam uma relação direta entre o risco de acidente e a temperatura do habitáculo. Assim, o número de acidentes aumenta 11% em zonas com 27ºC e chega até 22% quando a temperatura está nos 32ªC, uma temperatura muito comum no nosso país.

Com este ponto de partida, é evidente que o conforto no interior do habitáculo influencia significativamente a segurança na estrada. Apesar disso, o sistema de climatização é um dos grandes esquecidos nas revisões periódicas feitas aos veículos.

A Hella alerta para o facto de, por ano, se perder de forma natural até 10% do gás refrigerante que está no sistema. Com isso, corre-se o risco de provocar danos no compressor. O mesmo ocorre se no sistema de climatização há demasiada humidade, podendo, em três anos, dar-se uma queda drástica da potência de refrigeração. Além disso, uma fuga do gás refrigerante provocada por um sistema de ar condicionado avariado (não estanque) ou com uma manutenção incorreta (aumento do consumo de combustível) supõe um peso adicional para o meio ambiente.

A experiência mostra que com uma manutenção preventiva periódica do ar condicionado evitam-se possível danos e os consequentes gastos adicionais com as reparações, algumas delas, muito custosas.

A Hella sugere assim que, neste altura de férias, seja feita uma revisão ao sistema de climatização. Isso mesmo pode ser uma boa forma das oficinas chegarem aos seus clientes.

Mais informações em www.hella.pt

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