A Opel vai ao Salão de Paris, que se realiza a partir do dia 1 de outubro, para dar a conhecer aquilo que considera ser uma revolução ao nível dos automóveis elétricos.
O Ampera-e tem uma motorização de elevada ‘performance’, com mais de 200 cv de potência e 360 Nm de binário máximo, mas a novidade maior é ao nível da tecnologia pioneira de baterias que resulta numa superior autonomia, para já não revelada!!!
«O Ampera-e torna a mobilidade elétrica plenamente viável numa utilização diária, com tecnologia que está pronta para o futuro», afirma o CEO da Opel, Karl-Thomas Neumann. «O nosso modelo elétrico faz uma demonstração cabal de como a sustentabilidade e o prazer de condução conseguem coexistir», completa.
O impressionante binário máximo de 360 Nm debitado pela unidade motriz elétrica é responsável pelo temperamento especialmente dinâmico do novo Opel Ampera-e. A potência, por seu turno, atinge 204 cv. Ambos são valores de referência que dão ao novo Opel elétrico uma capacidade de resposta realmente invulgar: aceleração de zero a 50 km/h em 3,2 segundos e recuperação de 80 a 120 km/h em apenas 4,5 segundos (dados preliminares). Este desempenho coloca o Ampera-e no mesmo patamar de ‘performance’ dos modelos desportivos da Opel com o selo OPC (Opel Performance Center).
O Ampera-e não terá dificuldades em manter velocidades de cruzeiro até 150 km/h. Ao mesmo tempo, oferecerá uma autonomia significativamente alargada face à maior parte dos outros automóveis elétricos.
O módulo da bateria está instalado num plano inferior, sob o piso do habitáculo. A localização cuidadosamente estudada da bateria abre espaço a um grande habitáculo que oferece cinco lugares confortáveis e bagageira com capacidade comparável à de um modelo da classe dos familiares compactos.
Para além de um habitáculo espaçoso e confortável, outros dos muitos aspetos diferenciadores do Ampera-e será a capacidade de manter permanente ligação digital com o exterior. O novo Opel elétrico estará equipado com a mais recente geração IntelliLink de infoentretenimento da Opel, bem como com o sistema de assistência em viagem e em emergência Opel OnStar. O OnStar integra igualmente um potente ‘hotspot’ Wi-Fi que pode ligar até sete dispositivos móveis à Internet. A compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto permite integrar uma série de funções e aplicações no IntelliLink do Ampera-e. O ‘hotspot’, por seu lado, faculta, entre outros, o descarregamento de música e de filmes. Estes são apenas alguns exemplos num vasto leque de possibilidades oferecido por um multifacetado sistema de informação e entretenimento.