Ver todas
| Test printed in single.php
| daily_views: 1
| weekly_views: , , , , , ,
| total_weekly_views: 0

Back

AIRBAGSZENTRUM: Novas oportunidades

31 Janeiro, 2018

Iniciou com os airbags e com muitos outros produtos relacionados com a segurança ativa. Depois veio a venda e reparação de centralinas e já este ano entrou no negócio da regeneração de baterias de veículos híbridos.

TEXTO PAULO HOMEM

Existe quem já esteja a preparar a manutenção e reparação do futuro. A Airbagszentrum pode muito bem ser um desses casos, como se prova pela visita que fizemos às instalações da empresa de Rio Meão.

Tudo começou pelos airbags em 2004, com o conceito de vender todo o tipo de produtos destinados à segurança automóvel (airbags condutor, airbags passageiro, fitas de airbags, pré-tensores, cortinas de airbags, airbags dos bancos e airbags dos joelhos). Depois vieram os tabliers (usados e novos) e outros produtos “que surgem das necessidades que vamos sentindo por parte dos nossos clientes oficinais, nomeadamente em nichos de mercado”, refere Rui Miguel, explicando que foi desta forma que apareceu a venda e reparação de componentes elétricos (centralinas, centralinas de caixas automáticas, quadrantes, módulos eletrónicos, módulos ABS, etc).

“Ainda existe o hábito de algumas oficinas de irem à sucata comprar este material sem qualquer qualidade ou garantia”, refere o mesmo responsável, que afirma que “o que nós fazemos neste tipo de material é dar todo o acompanhamento pós-venda, pois podemos fazer a reparação destes componentes, recorrendo também a alguns parceiros”.

Para esta área de negócio foi desenvolvida a TechnicZentrum que disponibiliza mais de 6.000 componentes eletrónicos em stock, possuindo a empresa “uma vasta experiência na área. Quer na venda quer na reparação temos sempre a melhor solução para o nosso cliente. Volto a referir, que onde também nos diferenciamos é precisamente no acompanhamento pós-venda” explica Rui Miguel, dizendo que “queremos investir ainda mais nesta área do pós-venda, mas não é fácil arranjar recursos humanos”.

Todas as peças eletrónicas têm um ano de garantia, mas no caso da reparação a empresa de Rio Meão oferece dois anos de garantia.

ELETRIC ZENTRUM

No início de 2017 a empresa iniciou uma nova área de negócio através da Eletric Zentrum. Trata-se de uma empresa especializada na regeneração das baterias híbridas de alta voltagem, que estão montadas na generalidade dos veículos híbridos.

“Notamos que começava a existir uma necessidade muito grande relativamente à manutenção das baterias dos carros híbridos por parte das oficinas”, refere Rui Miguel, dizendo que “é ainda um mercado muito fechado, mas em que muitas vezes nem os técnicos das marcas de automóveis conseguem dar resposta e quando existe solução os custos são altíssimos para o dono do carro”.

Mesmo sendo um componente com 8 anos de garantia, os problemas têm vindo a surgir com o crescente parque automóvel circulante de híbridos. “Muitos vezes nem são grandes problemas, mas que o são para quem não tem conhecimento nenhum”, explica o mesmo responsável, dizendo que “na maioria dos carros conseguimos dar resposta aos problemas com as baterias híbridas. Temos estado a receber um feedback muito positivo por parte dos clientes relativamente à resolução de problemas com as baterias híbridas”.
Sendo ainda um negócio recente e com uma curva de progressão enorme, Rui Miguel diz que é necessário apostar muito na formação dos técnicos como apostar na aquisição de mais equipamentos para a reparação.

As baterias híbridas são reparadas nas instalações da Eletric Zentrum, trabalhando a empresa com clientes profissionais, podendo também prestar todo o aconselhamento técnico. “O processo de retirar a bateria é relativamente simples, mas exige conhecimento. Nós podemos prestar essa informação aos nossos clientes”, refere Rui Miguel.
Neste momento em termos de regeneração e manutenção de baterias a empresa não tem “mãos a medir”, estando já em equação a aquisição de novos equipamentos para responder às necessidades dos clientes.

No futuro a Eletric Zentrum pretende prestar o serviço de manutenção de baterias em instalações oficinais próprias (já existentes), mas Rui Miguel diz que existe ainda um percurso a percorrer nesta nova área de negócio, até porque não é fácil arranjar recursos humanos que possam trabalhar nesta área.

LOJA ONLINE

Muitos dos produtos que a Airbagszentrum disponibiliza para o mercado estão disponíveis na sua loja online. Aliás, a empresa de Rio Meão não tem qualquer comercial no terreno, fazendo todas as suas vendas, assistência e reparações a partir da sede e armazém.

A quota de exportação na Airbagszentrum é enorme, enquanto na TechnicZentrum já atingiu os 50%, o que diz bem da importância das vendas efetuadas através do canal online, estando a página disponível em diversas línguas, sendo diariamente desenvolvido e atualizado.

AIRBAGSZENTRUM

Na loja online está praticamente disponível todo o stock de componentes que a empresa disponibiliza para o mercado, com entregas em toda a Europa em 24 horas. “Temos feito um investimento muito grande no online, o que nos permite que, por exemplo, na TechnicZentrum que cerca de 90% das vendas sejam online”.

Para se poder gerir um negócio como este do ponto de vista logístico e operacional, todo o material está referenciado através de um código de barras. Aliás os cuidados não se ficam apenas aqui, pois as peças (muitas delas são peças provenientes de veículos em fim de vida) são testadas, limpas e entregues aos clientes como se fossem novas. “Estamos a competir com sucateiros e com o OLX, para além de uma série de outros operadores que estão neste ramo. Nós apostamos na diferenciação dos nossos produtos e serviços onde nem sempre o preço é o fator principal”, refere Rui Miguel, dizendo que “o cliente não leva uma peça seja que não esteja em condições, pois temos a capacidade de testar os componentes, algumas vezes recorrendo a parceiros”.

Com clientes de norte a sul de Portugal (para além dos internacionais), o responsável da Airbagszentrum diz que a empresa trabalha essencialmente para clientes profissionais (oficinas independentes e de concessionários), embora o particular também já tenha representatividade no seu negócio.

Dos diversos projetos que a empresa pretende desenvolver no futuro, para além do acrescento das instalações que permitirá incrementar o stock e melhorar ainda mais a resposta aos clientes, a Airbagszentrum vai continuar a olhar para novas oportunidades e novos nichos que lhe permitirão continuar a diferenciar-se no mercado.

O que se avaria numa bateria híbrida?

Uma bateria híbrida é constituída por um conjunto de células que funcionam entre si. Em função do modelo automóvel em que está montada as baterias pode ter mais ou menos células (entre 20 e 40).

O sobreaquecimento da bateria (por causa da sujidade e de outros fatores) pode danificar algumas das células das baterias, que acabaram por afetar o rendimento de toda a bateria. Também a oxidação poderá levar a uma degradação da bateria.

O equipamento que a Eletric Zentrum dispõe analisa célula a célula, verificando qual está danificada regenerando as restantes. No caso de uma célula danifica a mesma é substituída (existe stock). A empresa faz ainda a limpeza de toda a bateria para evitar a futura oxidação (os contactos são metalizados).

Todas as baterias que são comercializadas pela Eletric Zentrum são regeneradas e estão todas as células a 100% da sua capacidade, dando a empresa dois anos de garantia.

AIRBAGSZENTRUM, LDA
Rio Meão
Rui Miguel
256 104 840
web@airbagszentrum.com
airbagszentrum.com/pt/

AIRBAGSZENTRUM

 

PALAVRAS-CHAVE