Ver todas
| Test printed in single.php
| daily_views: 1
| weekly_views: , , , , , ,
| total_weekly_views: 0

Back

Anton van Zanten, inventor do ESP da Bosch, foi homenageado

9 Junho, 2016

Anton van Zanten foi homenageado hoje, em Lisboa, com o European Inventor Award 2016 pela invenção do ESP, programa eletrónico de estabilidade da Bosch. O prémio, que é da responsabilidade do European Patent Office (EPO), foi entregue na categoria “Consagração da Vida”.

Holandês, van Zanten desenvolveu o sistema antiderrapagem enquanto gestor de um grupo de investigação na Bosch, numa carreira que durou mais de 25 anos. O sistema foi apresentado pela primeira vez em 1995 como equipamento de série do Mercedes-Benz S600. “Anton van Zanten e os seus colegas engenheiros são os anjos da guarda de muitos condutores”, disse Volkmar Denner, CEO da Bosch, louvando não apenas o premiado mas também toda a equipa por trás da invenção. “A invenção do ESP representa a nossa ‘Tecnologia para a Vida’ como poucos”, acrescentou. O sistema ESP salvou mais de 8.500 vidas só na Europa e evitou mais de 250 mil acidentes de trânsito. Isto torna o sistema antiderrapagem no mais importante sistema de segurança de veículos depois do cinto de segurança – mais importante até que o airbag.

ESP é equipamento de série em veículos num número crescente de países

Recorrendo a sensores inteligentes, o ESP compara 25 vezes por segundo se o carro está seguir na direção que o condutor pretende. Se os valores detetados não coincidem, o sistema antiderrapagem intervém, começando por reduzir o binário do motor. Se tal não for suficiente, bloqueia as rodas, gerando a força contrária para manter o veículo no percurso de segurança. Se todos os veículos estivessem equipados com o ESP, mais de 80 por cento dos acidentes com derrapagens seriam evitados. Desde 1 de novembro de 2014, o ESP tornou-se obrigatório em toda a União Europeia para todos os novos registos de carros e ligeiros de mercadorias com peso até 3,7 toneladas. O sistema antiderrapagem é também obrigatório na Austrália, Canadá, Israel, Nova Zelândia, Rússia, Coreia do Sul, Japão, Turquia e Estados Unidos. Em todo o mundo, 64 por cento dos novos veículos estão já equipados com ESP. A Bosch fabricou mais de 150 milhões de sistemas ESP até à data.

Uma carreira cheia de invenções e prémios

Ao inventar o programa eletrónico de estabilidade, Anton van Zanten, e a sua equipa de desenvolvimento na Bosch, fez mais do que apenas estabelecer as bases para uma maior segurança rodoviária. O sistema é também a base para o desenvolvimento dos sistemas de apoio ao condutor e à condução autónoma.

A crescente automação representa uma oportunidade para reduzir ainda mais a taxa de sinistralidade – até um terço só na Alemanha. O ESP é o maior sucesso de Anton van Zanten, mas não é o seu único contributo. Durante a carreira de engenheiro de automação, foi responsável por mais de 180 famílias de patentes. A par do ESP, as suas invenções incluem a mitigação do refinamento eletrónico e a moderação da oscilação do reboque. Anton van Zanten passou à reforma em 2003 e, atualmente, continua a dar aulas sobre sistemas automóveis em universidades e é consultor de diversos fabricantes de automóveis.

Recebeu inúmeros prémios pelo seu contributo para a segurança automóvel. Contudo, o European Inventor Award, que representa um tributo ao trabalho de uma vida, assume particular significado.

PALAVRAS-CHAVE