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“Ao nível da qualidade de serviço notam-se grandes progressos no setor”, Patrícia Sénico, Roady

30 Março, 2017

Patrícia Sénico, gestora da rede Roady em Potugal, diz que as redes de oficinas enfrentam muitos desafios no futuro.

Como evoluíram as redes nos últimos anos e porquê?
Nos últimos anos tem-se assistido a uma crescente associação entre as oficinas independentes, centros auto e serviços rápidos. Ao nível da qualidade de serviço notam-se grandes progressos no setor, quer através da aquisição de novos equipamentos e/ou através da formação de colaboradores. Nestes dois pontos salientamos o trabalho que tem vindo a ser feito nos centros-auto Roady onde, de forma transversal a todas as oficinas, se tem apostado na formação profissional, um pilar que consideramos estrutural na nossa forma de trabalhar. Nos centros-auto Roady a formação é aliás adaptada às necessidades de cada colaborador e à constante evolução tecnológica do mercado. Em consequência, dispomos de técnicos qualificados e conseguimos disponibilizar preços competitivos e transparentes (no final da operação o cliente sabe o que está a pagar por cada item). As equipas fazem um diagnóstico completo do problema e procuram a solução mais adequada, sempre considerando uma relação qualidade-preço equilibrada. Para chegar a esta melhor relação qualidade-preço procuramos também estabelecer parcerias e acordos com distribuidores, que nos permitam aceder às melhores condições comerciais.

Para onde caminham as redes no futuro?
No futuro são vários os desafios que se colocam às redes oficinais. Por um lado, o mercado dos veículos híbridos está em forte crescimento, por outro a tecnologia presente nos carros está também a evoluir rapidamente o que obriga as oficinas a adaptarem-se a uma nova realidade. Para além dos avanços tecnológicos é importante pensar e analisar a situação que diz respeito à concorrência desleal para a qual é necessário alertar entidades, mas sobretudo o cliente que é a figura mais prejudicada em todo o processo.

Qual o principal (apenas um) aspeto diferenciar da vossa rede face à concorrência?
A grande mais-valia dos centros-auto Roady é que têm uma excelente relação preço/qualidade. Este binómio juntamente com a proximidade que existe entre os nossos espaços e a comunidade onde estão inseridos, resulta na criação de uma forte relação de confiança. Para além disso, nos centros-auto Roady é possível encontrar serviços rápidos sem marcação e uma gama completa de produtos para o automóvel em horário alargado e com a total garantia que o mesmo é tratado com profissionalismo e segurança.

Como se está a preparar a rede para os desafios do marketing digital/novas formas de relacionamento com os clientes finais?
O Roady tem um site bem desenhado, envia periodicamente newsletters e está também presente nas redes sociais, sobretudo no Facebook. É fundamental, hoje em dia, as marcas e as empresas estarem ligadas aos seus consumidores de forma próxima e direta e, no caso dos clientes Roady, é no Facebook que se encontra uma maioria. Muitas vezes, antes do cliente se dirigir fisicamente à loja, procura-nos online para colocar questões ou esclarecer dúvidas. A faixa etária 25 e os 34 anos tem uma grande expressão no total dos nossos clientes, com uma forte ligação às redes sociais e ao universo online. Estar no Facebook é assim quase obrigatório, se queremos chegar junto dos clientes. Esta comunicação mais próxima permite-nos, não só, transmitir as nossas mensagens, divulgar novidades e informações úteis e do interesse do cliente como, também, ouvir o cliente. Esta comunicação mais direta entre o consumidor e a marca faz com que seja possível responder às dúvidas dos clientes e ajudá-los/aconselhá-los em algumas situações o que, por vezes, acaba por se converter em negócio.

A rede trabalha com empresas e clientes profissionais? Qual o share?
Trabalhamos com  Arval e GlassDrive a nível de referenciamento Nacional e localmente existem acordos feitos pelos Pontos de Venda. Apesar de ser um canal que merece a nossa dedicação tem um peso residual, uma vez que o nosso core business é o consumidor final particular que acede aos nossos serviços e produtos.

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