Ver todas
| Test printed in single.php
| daily_views: 1
| weekly_views: , , , , , ,
| total_weekly_views: 0

Back

Auto Ideal: As oportunidades são para ser aproveitadas

26 Outubro, 2018

O negócio dos reboques foi complementado pelo negócio oficinal, pelo que atualmente a Auto Ideal já pode oferecer um serviço muito mais completo ao cliente. As oportunidades existem e são para ser aproveitadas.

TEXTO PAULO HOMEM

Depois de falarmos com Sérgio Fernandes para esta reportagem, ficamos com dúvidas de que estávamos perante um empresário que estava há pouco mais de um ano envolvido num negócio oficinal. É certo que já tinha tido uma experiência na área da manutenção, por conta de outrém, na área dos pesados, mas agora com a Auto Ideal, uma oficina de automóveis, tudo era diferente e tudo era novidade. Mas bem se pode dizer que aprendeu rápido, pelo menos no aproveitamento das oportunidades.

“A Auto Ideal começou pela necessidade que existia em Fátima de haver uma empresa de reboques. “Adquiri a Auto Ideal Reboques o ano passado, que já existia há 30 anos, e no seguimento desta atividade surgiu outra necessidade, passado dois ou três meses, de abrir uma oficina”, começa por explicar Sérgio Fernandes que afirma que em finais de 2016 reboques e oficinas eram assuntos que pouco lhe interessavam.

Fruto da atividade que tinha nos reboques, com a constante solicitação (por parte das seguradoras) para se fazer o diagnóstico das avarias dos automóveis que rebocava, Sérgio Fernandes avançou então para o passado seguinte. “Tínhamos aqui uma oportunidade de negócio, que era passar à reparação dos automóveis e foi isso que fizemos com a abertura de uma oficina”, afirma o gerente da Auto Ideal, dizendo que “existem épocas em que os reboques estão mais parados e a oficina funciona como um complemento”.

A equipa que está no terreno com os reboques acaba também por funcionar como uma âncora para o negócio na sua globalidade. “Podemos oferecer ao cliente quase todo o serviço, reencaminhando os automóveis para a nossa oficina para serem reparados, quando antes os reencaminhávamos para outras oficinas”, refere Sérgio Fernandes.

Operando com nove reboques, sobretudo no distrito de Leiria, o responsável da Auto Ideal sente a necessidade de crescer na atividade dos reboques, embora existia um claro problema de recursos humanos para estar disponível para um serviço 24 horas.

Pouco tempo depois de ter aberto a oficina, o responsável da Auto Ideal começou a procurar algum apoio técnico para a sua atividade oficinal. Estudou três hipóteses e acabou por optar pela rede TopCar. “Sentia que precisávamos de ter apoio no plano técnico e em todo o back-office, como também em termos de formação e isso levou-me a optar pela TopCar”, afirma Sérgio Figueiredo. Oficialmente, a Auto Ideal entrou para a rede TopCar há mais de quatro meses, numa experiência que o mesmo responsável diz que “tem sido positiva, até porque recebemos muito apoio por parte da rede a diversos níveis”.

Com dois mecânicos e um eletricista, a Auto Ideal faz também muito serviço no terreno, sendo que um dos mecânicos está frequentemente fora das instalações. “Tentamos sempre atender às solicitações dos nossos clientes, o que nos leva a fazer alguns trabalhos fora da oficina, mesmo em clientes da área dos veículos pesados”, revela o gerente da Auto Ideal, explicando que “nunca dizemos não em termos de serviço”.

Atualmente “apenas” 50% dos clientes chegam à oficina pela parte dos reboques, sendo cada vez mais os clientes que vêm diretamente à oficina por sua iniciativa, porque vêm recomendados por outros clientes ou porque viram nas redes sociais. “Aproveitamos bem as potencialidades das redes sociais, o que nos tem trazido novos clientes. Porém, para os fidelizar, apostamos sobretudo na qualidade do serviço”, explica Sérgio Fernandes.

Em termos de tipologia de serviço na Auto Ideal faz-se tudo o que é mecânica tradicional, destacando-se sobretudo a reparação de motores e serviços mais pesados. “Temos uma excelente equipa que nos permite fazer todo o tipo de serviços que uma oficina deve fazer. Porém, a mecânica corrente das urgências (que advém do serviço de reboques) é a que nos causa mais problemas”, revela o mesmo responsável. “Somos pressionados pela companhia de seguros e pelo cliente, pois querem o carro pronto rapidamente, o que nos causa sempre algum stress adicional”.

Com movimento nos reboques e na oficina, muito dele associado ao serviço que vem das seguradoras, Sérgio Fernandes viu mais uma oportunidade de negócio, que são os táxis, que iniciou há cerca de dois meses: “Por vezes, tinha reboques parados uma ou duas horas na auto-estrada à espera do táxi e isso não devia acontecer. Dessa forma,SW passamos a disponibilizar esse serviço às seguradoras”. Diga-se que para não falhar no serviço aos clientes, todos os reboques são sujeitos a manutenção preventiva quinzenal na Auto Ideal.

Gostando de trabalhar em parcerias, Sérgio Fernandes entregou o serviço de pneus e de colisão a oficinas locais, concluindo que “quem está nos reboques percebe que existem muitos oportunidades, mas é preciso também trabalhar muito!!!”.

Refira-se que neste momento o responsável da Auto Ideal já procura umas novas instalações, como forma de integrar todas as atividades da empresa.

Auto Ideal
Fátima
Sérgio Fernandes
249 539 320
geral@autoideal.pt
www.topcar.com.pt/oficina/79/

PALAVRAS-CHAVE