Ver todas
| Test printed in single.php
| daily_views: 1
| weekly_views: , , , , , ,
| total_weekly_views: 0

Back

Bosch anuncia inovação tecnológica com “Injeção a água”

Injeção a água! É mais recente inovação tecnológica da Bosch que permite reduzir o consumo de combustível até 13%, sendo o primeiro e único fornecedor com esta solução.

Os avançados motores a gasolina desperdiçam perto de um quinto do combustível. Especialmente em altas rotações, alguma da gasolina é usada para arrefecer em vez de ser usada para a propulsão. Com a sua nova injeção a água, a Bosch mostra que não tem de ser dessa forma.

[Clique aqui para ver como funciona o sistema em vídeo]

Particularmente numa aceleração rápida ou numa autoestrada, a injeção de água adicional torna possível reduzir o consumo de combustível até 13%. “Com a nossa injeção a água mostramos que o motor a combustão ainda tem alguns truques na manga”, afirma Dr. Rolf Bulander, chairman da área de negócio Soluções de Mobilidade da Bosch e membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH. A poupança de combustível proporcionada por esta tecnologia da Bosch acontece especialmente em motores de três e quatro cilindros, precisamente aqueles que encontramos debaixo do capô de todos os carros de tamanho médio.

Potência extra para o motor a turbo

Mas não é apenas na poupança de combustível que a inovação Bosch marca a diferença. Pode também dar mais potência aos carros. “Injeção a água pode dar uma potência extra a qualquer motor a turbo”, afirma Stefan Seiberth, presidente da divisão de Sistemas de Gasolina da Bosch. Ao termos ângulos de ignição mais cedo, o motor é operado de uma forma ainda mais eficiente. Desta forma, os engenheiros podem enviar energia adicional para o motor, mesmo em potentes carros desportivos.

A base desta inovadora tecnologia de motor é simples: um motor não deve sobreaquecer. Para evitar que isto aconteça, combustível adicional é injetado em praticamente todos os motores a gasolina que percorrem as estradas. Este combustível evapora, arrefecendo partes do bloco do motor. Com a injeção a água, os engenheiros exploraram este princípio físico. Antes da ignição do motor, uma fina mistura de água é injetada na conduta de admissão. A elevada temperatura de vaporização da água significa que proporciona um efetivo arrefecimento.

Esta é também a razão pela qual apenas um pouco de água é necessária: para cada centena de quilómetros percorrida, são necessários algumas centenas de milímetros de água. Como tal, o tanque de água compacta que fornece o sistema de injeção com água destilada apenas tem de ser reabastecido a poucos milhares de quilómetros no máximo.

E se este tanque ficar vazio não há motivo para preocupações: o motor vai continuar a funcionar – mas sem a potência e redução de consumo proporcionada pela injeção a água.

Esta tecnologia já está em produção?
O BMW M4 GTS é o primeiro veículo equipado com este inovador sistema de injeção a água. No motor turbo de seis cilindros proporciona uma melhor performance e consumo mesmo com depósito cheio. A Bosch fornece partes da injeção a água para o BMW M4 GTS.

Qual o consumo de combustílvel no ciclo de condução?
No futuro teste de consumo (WLTC), a injeção a água torna possível poupar até 4% de combustível. Em condições de condução real, é possível ainda mais: aqui o consumo de combustível pode ser reduzido até 13% em acelerações rápidas ou conduzindo na autoestrada.

A injeção a água faz com que motor enferruge?
Não. Não fica água na câmara de combustão. A água evapora antes de a combustão acontecer no motor. Toda a água é expelida no ambiente juntamente com o escape.

Como é reabastecida a água?
Injeção a água requer apenas uma pequena quantidade de água. Em média apenas tem de ser reabastecido a cada 3.000 quilómetros. O tanque de água independente tem de ser cheio com água destilada.

A água do tanque pode congelar?
Quando o motor está parado, a água regressa ao tanque, onde pode congelar. Assim que o motor reinicia, a água regressa.

Existe algo como injeção de água direta?
A Bosch usa um sistema de injeção de portas uma vez que tem claras vantagens técnicas e um custo mais reduzido. Isto faz com que a injeção a água possa entrar em processos de produção em larga escala, bem como para muitos segmentos de veículos.

Poderá ver videos e animações em www.bosch-waterboost.com

bosch1

PALAVRAS-CHAVE