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Bosch e Powercell Sweden cooperam na produção de células de combustível

A Bosch formou uma aliança com a Powercell Sweden AB, fabricante sueca de pilhas de células de combustível. Os dois parceiros irão trabalhar em conjunto para tornar a célula de combustível de membrana de eletrólito de polímero (PEM) pronta para produção.

A Bosch então fabricará essa tecnologia sob licença para o mercado automotivo global. A pilha complementará o portfólio de componentes de células de combustível da Bosch e será lançada em 2022, o mais tardar. “No domínio das células de combustível, a Bosch já tem uma mão forte e a aliança com a Powercell torna-a ainda mais forte. Comercializar tecnologia é um dos nossos pontos fortes. Vamos agora assumir esta tarefa com determinação e desenvolver este mercado”, afirmou Stefan Hartung, membro do conselho de administração da Bosch e presidente do setor empresarial da Mobility Solutions.

A Bosch acredita que as melhores oportunidades para a ampla adoção da tecnologia de células de combustível estão no mercado de veículos comerciais. Os requisitos de frota da UE para camiões exigem uma redução das emissões de CO2 em 15% em média até 2025 e 30% até 2030. A visão da Bosch é de que essa meta só pode ser alcançada com a eletrificação. Depois de se estabelecerem nos camiões, as motorizações das células de combustível da Bosch irão, cada vez mais, entrar nos automóveis de passageiros. Mas para que isso aconteça, o custo dos sistemas de célula de combustível precisa ser reduzido progressivamente. “Com a comercialização e marketing dessa tecnologia, a Bosch irá alcançar economias de escala e irá reduzir os custos”, explica Hartung.

Células de combustível estacionárias

Além das células de combustível PEM, a Bosch já está ativamente envolvida nas células de combustível de óxido sólido (SOFC). Desde meados do ano passado, a Bosch trabalha com a britânica Ceres Power para melhorar a tecnologia SOFC em aplicações como fontes de alimentação distribuídas para fábricas e centros de computação. A ideia por detrás da tecnologia é ter pequenas centrais elétricas montadas nas cidades, assim como nas áreas industriais. O objetivo é que um módulo SOFC gere 10 quilowatts de energia elétrica.

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