Ver todas
| Test printed in single.php
| daily_views: 1
| weekly_views: , , , , , ,
| total_weekly_views: 0

Back

Continental: Pneu que marca uma nova era

por Redação
14 Dezembro, 2015

A Continental levou ao Algarve alguns dos mais importantes grossistas, retalhistas e operadores de pneus nacionais, para apresentar o novo SportContact 6, um pneu que marca uma nova era na marca.

{ TEXTO PAULO HOMEM }

[Leia este artigo até ao fim e descarregue o PDF]

Pela primeira vez na história da Continental, a marca retirou do nome de um pneu a designação Conti. Por isso, este novo pneu chama-se apenas SportContact 6, que terá a missão de substituir dois pneus, o ContiForceContact e o ContiS- portContact 5p.

As razões que levaram a Continental a lançar este novo pneu, tem a ver sobretudo com razões de mercado. O mercado das jantes de 19 a 23 polegadas (onde se insere este novo Sport- Contact 6) está a crescer na Europa na ordem dos 9%, sendo esta uma tendência de futuro. Em Portugal este segmento de mercado U-UHP (ultra alta performance) cresceu entre 2010 e 2015 cerca de 81%. Nas jantes 19, 20 e superior a tendência é de crescimento, isto é, quanto maior é a jante (até 23”) maior é a tendência de crescimento.

Para dar resposta a este mercado de altas prestações, a Continental vai disponibilizar 41 medidas distintas do SportContact 6, sendo que os preços (para as mesmas medidas) não se irão alterar face aos pneus que foram substituídos.
5 6

O MAIS DESPORTIVO DE SEMPRE

O SportContact 6 é considerado pela Continental como o pneu mais desportivo de sempre lançado no mercado por este construtor. Os argumentos da Continental são que este SportContact 6 tem um superior nível de aderência em seco e molhado, tem um ótimo poder de transmissão e que foi desenvolvido para explorar o máximo potencial dos carros desportivos, podendo circular até 350 Km/h. Para melhorar o que já era considerado um excelente pneu, no caso o ContiSportContact 5p, a Continental introduziu novas tecnologias, de modo a potenciar as características de desportivo do seu novo pneu.

sportcontact6Uma das novidades chama-se Black Chili. Este novo composto de borracha foi concebido para se adaptar à rugosidade da estrada. Simultaneamente, ligações atómicas temporárias entre o composto e a estrada asseguram uma aderência elevada, agindo como pequenas almofadas de sucção a nível nanoscópico. Ambos os fatores contribuem para a melhor aderência possível em todas as direções – durante a travagem, curva e aceleração, tanto em piso molhado como seco. A segunda grande novidade é o novo material de reforço Aralon 350 desenvolvido especialmente para o SportContact 6. Trata-se de uma fibra sintética em que dois fios feitos de aramida resistente estão entrelaçados com um fio de nylon flexível. Implantada na borracha, esta fibra é colocada sob o piso como uma tela de revestimento sem junções. Esta estrutura complexa atua como uma cinta de aço adicional e oferece um comportamento do contorno do pneu controlado e seguro, mesmo em velocidades até 350 km/h.

A terceira evolução para este novo pneu é o desenho do piso. Para alcançar um manuseamento preciso e rápida performance da direção foi desenvolvida uma nova tecnologia de vetorização para uma melhor transferência de forças. Esta tecnologia implanta diferentes elementos do piso no interior, exterior e no centro. Dependendo do tamanho do pneu, três ou quatro nervuras centrais e o ombro interno do pneu garantem a transferência máxima transversal da força, melhorando de forma considerável a transmissão direta dos comandos da direção para o asfalto.

O novo SportContact 6, que é fabricado na Alemanha (embora a tecnologia Aralon 350 tenha sido desenvolvida em Portugal, em Lousado), teve o seu início de comercialização em meados de outubro em Portugal.

TESTES EM PISTA

No Autódromo Internacional de Por- timão, a Continental dinamizou três testes de condução, um de maneabilidade, outro de travagem e mudança de direção e um de velocidade, para aquilatar a performance do novo SportContact 6. Mesmo sendo testes muito curtos, não é difícil avaliar a performance deste pneu de topo de Continental, num piso de asfalto que esteve sempre molhado. Trata-se de um pneu com elevado “grip”, que permite um grande controlo do carro e que apresenta um excelente desempenho ao nível da segurança, ou não fosse o topo dos topos da Continental.

 

caixa2

Mais informações em www.continental.pt.
Clique aqui para fazer o download do PDF do artigo. Partilhe-o com os seus contactos e clientes e aumente a sua visibilidade.
noticias-sitePV2

 

Mais artigos da Revista PÓS-VENDA n.º2 aqui.

PALAVRAS-CHAVE