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o eCall é passado e presente no Grupo PSA… mas com muito futuro

O Grupo PSA revelou que entre 2014 e 2016 houve 1 863 pedidos de socorro em Portugal gerados a partir de veículos deste grupo (Peugeot, Citroen e DS). Graças ao serviço eCall (Sistema de Chamada de Emergência) do construtor francês, 111 alertas foram transferidos aos serviços de emergência nacionais. Este serviço pode também encaminhar o carro para a oficina da marca em caso de avaria.

Os sistemas eCall, disponíveis em automóveis do Grupo PSA desde 2003, irão passar a ser obrigatórios na UE dentro de um ano, a partir de 31 de março de 2018. Estes sistemas contam com chamada de urgência e assistência geolocalizada, que permitem o envio imediato dos serviços de emergência ou de assistência técnica para o local onde tenha ocorrido um acidente, ou um incidente mecânico, ganhando um tempo que pode ser crítico nos casos mais dramáticos.

O Grupo PSA é pioneiro na tecnologia eCall, tendo começado a implementá-la 15 anos antes desta passar a ser obrigatória em automóveis comercializados na UE. Atualmente, circulam perto de 2 milhões de veículos das marcas Peugeot, Citroën e DS Automobiles com sistema de chamada de emergência nas estradas europeias, mais de 25 000 dos quais em Portugal.

Em 2003, a PSA Peugeot Citroën deu um passo inovador em termos de conectividade nos seus veículos com o lançamento do seu sistema de chamadas de emergência e assistência localizado. Esta tecnologia foi premiada em 2010 com o galardão «Euro NCAP Advanced» pelo enorme avanço que proporcionou em matéria de segurança, ao pôr inovações como o telemóvel e o sistema de navegação por GPS ao serviço de uma intervenção rápida e precisa em caso de acidente de trânsito ou incidente mecânico.

Atualmente, os sistemas eCall do Grupo PSA estão operacionais em 17 países europeus, entre eles Portugal. No total, circulam nas estradas do velho continente perto de 2 milhões de veículos Peugeot, Citroen e DS equipados com chamada de emergência e assistência geolocalizada. Destes, mais de 25 000 foram vendidos em Portugal. A sua utilidade é demonstrada pelas 60 000 chamadas/ano procedentes de automóveis das três marcas do Grupo PSA, na Europa, e que são geridas nos call centers do Grupo IMA, especialista no atendimento e gestão de chamadas de emergência geolocalizadas.

Em Portugal, só nos últimos três anos, a plataforma recebeu 1 863 alertas, dos quais 6% (111) decorrentes de acidentes mais graves foram transferidos para os serviços de emergência.

O êxito desta inovação não passou despercebido a organismos como o Parlamento Europeu, que aprovou uma diretiva que estabelece a obrigatoriedade desta tecnologia em automóveis comercializados na União Europeia a partir de 31 de março de 2018. De acordo com os dados geridos pelas instituições comunitárias, a presença do eCall em todo o parque automóvel poderia reduzir em 10% as vítimas mortais envolvidas em acidentes de trânsito. Esta mesma norma garante a privacidade dos dados dos utilizadores deste serviço, sendo apenas transmitidos em caso de acidente ou problema técnico, os dados essenciais para localizar e identificar o veículo e informação do número de ocupantes.

Os sistemas eCall ativam-se em caso de indisposição do condutor, acidente ou avaria mecânica. Ao ativar o botão «SOS», o veículo é de imediato colocado eletronicamente em contacto com uma plataforma de assistência, onde um operador telefónico fala com o condutor e, levando em conta dados como a localização da viatura e a gravidade dos feridos, ele avisa imediatamente os serviços de emergência competentes. A chamada de urgência também é ativada de forma automática se os airbags dispararem. Caso não haja resposta por parte dos ocupantes do veículo, a plataforma de assistência alerta de imediato os serviços de urgência (112).

Em caso de avaria, pode recorrer-se à chamada de assistência localizada. Funciona de um modo similar ao da chamada de emergência, ativando-se através de um botão com o logótipo da Marca. Neste caso é enviada aos serviços de assistência mecânica uma mensagem com a localização via GPS do veículo, podendo-se reparar a viatura no local ou levá-la ao reparador oficial mais próximo.

Este serviço está disponível nas três marcas, através do «Peugeot Connect Box», «Citroën Connect Box» e «DS Connect Box».

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