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EPS-C: Tecnologia de futuro

Atualmente, a utilização do sistema EPS-C já supera a da direção hidráulica em automóveis de pequena e média dimensão, e demonstra ser uma tecnologia com grande potencial.

O sistema de direcção assistida eléctrica (EPS-C), apareceu pela primeira vez no Fiat Punto II série (188) e consiste num sensor de posição e força que recolhe e transmite os dados para o CPU, que, com base na programação recebida, ativa um motor elétrico que reduz o esforço do condutor. Durante a condução, o sistema garante que o esforço efetuado é o correto e, se não for, efetua a correção.

PRINCIPAIS PROBLEMAS

As grandes cidades têm atualmente uma grande frota de pequenos veículos, quase todos equipados com EPS-C, cujas principais falhas se devem ao atrito e condições climatéricas: devido ao atrito entre as partes internas, os sensores costumam dar problemas após os 80.000 km. Neste caso, a única solução é substituí-los por novos, originais, utilizando um centralizador. Substituí-los por peças usadas é um erro grave, porque o componente já estará desgastado e oxidado. A utilização de componentes não originais é outro erro porque, na grande maioria das vezes, tratam-se de produtos de origem chinesa e de má qualidade; Devido ao sobreaquecimento (em países quentes) ou à humidade (em países com muita chuva ou neve), os componentes elétricos podem queimar-se ou ficar danificados, e devem ser substituídos, nomeadamente os transistores, mosfets, relés do motor e da centralina, sensores de efeito Hall, interfaces de comunicação, condensadores e amplificadores operacionais.

REPARAÇÃO

Para a reparação dos sensores, a ORPAV, que detém a exclusividade global dos sensores para EPS-C, disponibiliza cursos gratuitos e assistência telefónica, por Skype ou Team Viewer, assim como um catálogo completo com esquemas em papel e online, manuais para cada aplicação, em Inglês e Espanhol e todas as peças necessárias à reparação: chaves especiais, máquinas para soldar ou dessoldar; centrador de sensores e disponibiliza também ferramentas para analisar o funcionamento das peças: analisadores automáticos de transistores, diodos, resistências, condensadores, indutâncias, multímetros, osciloscópios e banco de testes automático, Vinci Z-25001, específico para EPS-C, que permite realizar programas de teste específicos para cada EPS-C, memorizar os programas e os testes, e reproduzi-los automaticamente, sem necesidade de um operador.

Modelos:

>> Fiat: Seicento, Cinquecento, Panda 169 Punto II 188, Grande Punto, Idea, Stilo e Bravo.
>> Renault: Modus I, II e III, Megane II, Scenic II, Clìo II y III, Twingo I e II.
>> Opel: Agila A, Corsa B, Meriva A e Astra H
>> Toyota: Auris E15, Corolla E12, Rav4 e iQ
>> Ford: Fiesta 6.
>> Hyundai: Getz, Elantra, i10 e i20
>> Nissan: Micra e Qashqai

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