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Estações de serviço com menos faturação

Segundo o estudo Setores DBK “Estações de Serviço (mercado ibérico)”, publicado pela Informa D&B, as estações de serviço registaram uma quebra de faturação em 2014, provocada sobretudo pela descida do preço dos combustíveis. Assim, as estações de serviço faturaram 35.456 milhões de euros no mercado ibérico, o que corresponde a uma descida de 2,7% face a 2013.

As conclusões do estudo mostram que o volume de negócios em Espanha situou-se em 29.139 milhões de euros, menos 2,5% do que em 2013, enquanto em Portugal a quebra foi de 3,8%, para 6.317 milhões.

As estações de serviço canalizam 97,5% das vendas totais de gasolina no conjunto do mercado ibérico, e cerca de 77% das de gasóleo rodoviário, com participações semelhantes em Espanha e Portugal. Neste contexto, em 2014, o volume total de combustíveis vendido através de estações de serviço situou-se em 25,31 milhões de toneladas, dos quais 5,56 milhões correspondem a gasolina e 19,75 milhões a gasóleo.

De notar ainda que, a um nível geral, o volume total de vendas de combustíveis no mercado ibérico manteve-se estagnado em 2014, após a tendência descendente nos anos anteriores. Assim, no último ano situou-se em 36,78 milhões de toneladas, mais 0,1% do que em 2013. Em Espanha, o consumo foi de 31,16 milhões de toneladas, menos 0,2% do que o valor registado em 2013, enquanto no mercado português se notou um ligeiro aumento: a taxa de variação foi positiva em 1,5%, situando-se em 5,62 milhões de toneladas.

A curto e médio prazo prevê-se um aumento do volume de combustíveis vendido, num quadro de recuperação do consumo das famílias e de incremento da actividade económica. Contudo, estima-se que a faturação setorial se aproxime dos 33.000 milhões de euros no final do exercício de 2015, valor que representa menos 7% do que em 2014, devido à contração adicional dos preços.

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