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Eurobaterias: “Há muita dificuldade em identificar a bateria certa para cada veículo”

por Redação
9 Novembro, 2016

Na sequência do dossier de baterias publicado na edição de novembro da Revista PÓS-VENDA (leia a edição neste link), publicamos as respostas de todas as empresas. Para ler todas as respostas clique neste link.

Pela Eurobaterias, as respostas são de José de Sousa.

 

– Que análise faz do atual estado do mercado das baterias em Portugal?
Confuso! Muitas marcas, muitos distribuidores, muitos importadores. E a bateria, em si, é vista como um meio para atingir um fim: espremer o preço da mesma para depois poder vender outros produtos, com outra rentabilidade.

– Qual o peso que as baterias para veículos com start&stop já tem no nosso mercado e na vossa empresa?
O peso ronda os 5%, uma vez que o número de veículos com essa tecnologia ainda são diminutos.

– Quais os desafios hoje para uma bateria devido à maior exigência de energia dos automóveis?
Actualmente, a bateria tem que ser como um smartphone, já que tem que ser multifacetada, tem que ter capacidade (amperes), tem que ter um bom pico de arranque, e tem que ter um design atrativo.

– As baterias para carros híbridos e elétricos vão trazer novidades importantes? Quais as diferenças nessas baterias? Que novidades vamos ver nas baterias nos próximos anos?
Penso que sim. Diferentes tecnologias, exigem acessórios diferentes, próprios para essas mesmas novas tecnologias. As baterias terão que carregar mais rapidamente, descarregar de forma mais lenta, bem como armazenar mais energia. Esta é ainda uma área em evolução.

– Quais os desafios e problemas que o inverno traz para as baterias?
No inverno, as baterias têm que ter um bom pico de arranque, para dar resposta às baixas temperaturas. Simultaneamente, têm que possuir capacidade para suportar os acessórios utilizados nesta estação do ano (ar condicionado, escovas limpa para-brisas, luzes, etc.)

– Quais os principais erros cometidos pelas oficinas no que diz respeito às baterias e como poderiam ter mais rentabilidade com elas?
Alguns profissionais não estão habilitados a identificar correctamente a bateria a colocar no veículo. Muitas das vezes, a bateria standard é a resposta a todas as solicitações. Frequentemente, vendem a bateria standard, pois não têm conhecimentos suficientes para propor alternativas ao cliente. São pessoas muito técnicas e muito pouco comerciais. Por vezes, praticam preços bastante elevados e, por norma, não valorizam a retoma da bateria velha.

– Quais as marcas de baterias que a vossa empresa comercializa?
ASPower, MEGABAT, Fulmen, Gold, Exide e Exide Bike.

 

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Mais informações em www.eurobaterias.pt

 

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