Ver todas
| Test printed in single.php
| daily_views: 1
| weekly_views: , , , , , ,
| total_weekly_views: 0

Back

Expomecânica sobe para três pavilhões

12 Outubro, 2018

A Expomecânica, salão do pós-venda automóvel que em 2019 se irá realizar de 3 a 5 de maio, ainda e sempre na Exponor, vai voltar a crescer e, em vez de dois pavilhões, terá três!!!

Com uma taxa de fidelidade acima dos 80%, neste momento e tomando por bitola a edição decorrida em abril deste ano, não admira que cerca de 76% do espaço expositivo da mais representativa feira de negócios do pós-venda automóvel português esteja já alocado a operadores do setor para a edição do próximo ano.

A quase oito meses de distância, o Expomecânica 2019 indicia que se apresentará na Feira Internacional do Porto (em Matosinhos) ainda mais robusta. E os indicadores organizativos disponíveis ao dia de hoje deixam antever a ultrapassagem das últimas marcas.

Com base na “atual condição do mercado e no ambiente empresarial” que a KiKai Eventos, o organizador, sentiu ao sair da 5.ª edição, foi projetado um crescimento de perto de 5% no número de expositores, para a próxima edição.

“Redimensionámos, por isso, o Salão para três pavilhões da Exponor, representando um total de 16.000 metros quadrados, isto é, um incremento de 14% de área. Em boa hora o fizemos, porque mais de dois terços da planta da feira já estão adjudicados”, refere José Manuel Costa, diretor-geral da KiKai.

“Estes números querem dizer que, chegados aqui, cumprimos 73% da meta que estipulámos para a alocação da área expositiva disponível”, secunda Sónia Rodrigues, diretora comercial do evento.

São – para já – 130 os agentes económicos do aftermarket automóvel português com lugar marcado. Mas o acontecimento estima chegar aos 250, distribuídos por cinco segmentos: Peças e Sistemas, Tecnologias de Informação e Gestão, Estações de Serviço e Lavagem, Reparação e Manutenção, e Acessórios e Customização.

O crescimento do Expomecânica conduzirá em 2019 também a um novo degrau na sua setorização. Segundo a planificação feita pela Organização, o Pavilhão 3 da Exponor acolherá a oferta relativa aos veículos pesados e de mercadorias, incluindo os reboques e o equipamento agrícola – nichos para os quais estão a ser idealizadas atividades paralelas específicas, na própria feira, destinadas a dinamizar os mercados que lhes correspondem.

“Pretendemos, concludentemente, dar mais dimensão, autonomia e conteúdo a este sub-setor”, assegura José Manuel Costa.

Crescimento da feira acompanha o do setor

Segundo o último estudo do Observatório de Comércio de Peças e Acessórios, da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), o negócio do aftermarket em Portugal gerou 1.578 milhões de euros em 2016 (último ano com dados mais completos), número que significa a quarta subida consecutiva na balança comercial do setor, que teve em 2012 o seu pior ano.

O Expomacânica é o polo agregador da atividade e um dos seus momentos altos, pela representatividade e pela quantidade de contactos, de oportunidades e de negócios que canaliza para o funil de vendas das empresas.

A feira dá expressão à capacidade operativa que no nosso país dá assistência a quase seis milhões de veículos em circulação (ligeiros e pesados), e é a câmara das mais recentes soluções e inovações para os vários segmentos, que os agentes do aftermarket revelam aos profissionais no próprio palco dos acontecimentos.

O Espaço de Demonstração “Demotec by CEPRA”, o ciclo de conferências “expoTALKS” e outros eventos, estarão no centro nevrálgico da mostra, permanecerão como núcleos da vertente formativa e informativa do Expomacânica. Mas surgirão com um novo “layout”, “fruto da evolução do próprio evento e dando expressão a uma melhoria de imagem”, como explica Sónia Rodrigues.

O programa de manifestações complementares ao Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto está, pois, igualmente no estirador e contemplará algumas novidades. Uma delas irá inclusivamente ao encontro de uma dificuldade que muito tem afetado a estratégia de muitas empresas do pós-venda automóvel, mas os seus detalhes serão revelados numa próxima oportunidade…

Ficha Técnica:

expoMECÂNICA 2019 – 6.º Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto

Organização: KiKai Eventos

Data: de 3 a 5 de maio

Local: EXPONOR – Feira Internacional do Porto, Pavilhões 3, 4 e 5

Horário: das 10 às 20 horas, na sexta-feira; das 10 às 21 horas, no sábado; e das 10 às 19 horas, no domingo

Em exposição: Peças & Sistemas; Tecnologias de Informação & Gestão; Estações de Serviço & Lavagem; Reparação & Manutenção; Acessórios & Customização

Perfil do visitante: O Expomecânica é um salão profissional. O acesso faz-se mediante convite e os profissionais devem credenciar-se antes da sua visita. É interdita a entrada a menores de 14 anos.

Apoios: Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN), Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA), Associação Automóvel de Portugal (ACAP), Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM), Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel (CEPRA),Centro de Arbitragem do Sector Automóvel (CASA), Asociación Autónoma de Empresarios de Talleres de Reparaciones de Vehículos de la Provincia de Pontevedra (ATRA), Asociación Provincial Reparación de Vehículos de La Coruña (APTCOR), Asociación Provincial de Talleres de Reparación de Vehículos de Ourense (ATAVE) e Asociación Provincial de Reparación y Venta de Automóviles y Recambios – Lugo (APREVAR).

Media partners especializados: Revista PósVenda e Revista PósVenda Pesados.

Media partners: Vida Económica – Suplemento da ARAN, Revista da ANECRA, Revista Eurotransporte, Eurotransporte TV, Revista Pesados & Mercadorias, IPCM Ibérica Jornal de Notícias, O Jogo, TSF, Antena Minho, Correio do Minho, RFM, Rádio Comercial e Rádio COPE.

PALAVRAS-CHAVE